Estilo de Vida

Por que tenho mais vontade de comer doce na TPM?

Um fenômeno muito comum entre as mulheres é a vontade de comer doce naqueles dias que antecedem a menstruação, conhecido como período pré-menstrual. Para muitas, um pequeno pedaço de chocolate depois do almoço já é suficiente, mas outras só irão se sentir saciadas após umas boas colheradas em um pote de sorvete.

Esse desejo tem explicação e faz parte de uma série de outros sintomas relacionados à TPM. «O aumento do apetite, principalmente por este tipo de alimento, acontece porque há uma alteração da liberação de alguns neurotransmissores nesta fase. A serotonina, que é o hormônio do bem-estar, fica em baixa e o chocolate contém uma substância que oferece essa reposição, provocando saciedade», explica a ginecologista Erica Mantelli.

É importante lembrar que o excesso dessas substâncias pode ser prejudicial, levando a alterações intestinais ou ao aumento do açúcar no sangue. Há outras maneiras de produzir serotonina e aliviar os sintomas da TPM, como praticar atividades físicas e ter uma alimentação adequada.

Mas se a vontade estiver grande mesmo assim, a dica da ginecologista é optar por um chocolate do tipo 70% cacau ou meio-amargo para evitar o excesso de açúcar.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos