Muito cuidado! Estes são os alimentos que causam as alergias mais comuns

Por Rodrigo Almeida

Qualquer alimento pode causar alergias. No entanto, somente um punhado causa ao menos 90% das reações alérgicas. Tudo acontece por causa de alguma proteína especifica que são geralmente denominadas alergênicos.

Essas substâncias são consideradas invasores pelo sistema imunológico, que passa a atacar as proteínas como se fossem um vetor de enfermidade. Logo, Em vez de nutrir, a substância alergênica causa uma reação perigosíssima que pode levar à morte em alguns casos extremos.

Confira uma lista com os alimentos que mais causam alergias mais comuns

Ovos

eggs Reprodução/ Pixabay

 

Cerca de 1,5% das crianças tem alergia a ovos. Pesquisas indicam que quando cozido a probabilidade de produzir alergênicos é bem menor. A concentração das substancias alérgicas estaria na clara dos ovos.

Soja

Uma grande quantidade de alimentos processados hoje em dia tem algum elemento derivado da soja. Para algumas crianças isso pode ser extremamente prejudicial.

Leite

leite Reprodução/ Pixabay

Uma das alergias mais comuns e que atinge boa parte de crianças até três anos de idade. Ela pode ser revertida com a idade ou pode surgir mais tarde em algumas pessoas. Proteínas derivadas do leite, como a caseína, estão presentes em inúmeros alimentos processados por propriedades aglutinantes. Por isso, todo cuidado é pouco.

Frutos secos

Aqui estão as castanhas, avelãs, amêndoas e demais nozes. Alguns molhos e massas contêm esses alimentos na composição, assim como elas dividem linhas de produção com outros tipos de grãos.

Peixe

As alergias mais comuns nesta categoria são ao atum e o salmão. No entanto, as pessoas que têm não podem comer um desses peixes, costumam não poder comer todos.

Amendoim

É uma das alergias que é mais frequente em crianças e alguns estudos indicam que tem duplicado nos últimos anos. Em alguns casos pode ser muito grave e levar à morte. Alguns alimentos são processados nas mesmas linhas de produção que o amendoim.

Trigo

trigo Reprodução/ Pixabay

O perigo deste tipo de alergia é o fato de a farinha de trigo estar presente em uma centena de alimentos. No entanto, é comum que ela se atenue com o passar dos anos. Verificar embalagens de salgadinhos, bolachas, biscoitos, pães, tortas e sorvetes deve ser rotina.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo