Estilo de Vida

Austrália cria carro com menor consumo de energia do mundo

Um carro solar projetado e construído por estudantes universitários da Austrália bateu o recorde mundial de menor consumo de energia.

O veículo chegou em Sydney na última sexta-feira (7), dois dias antes do previsto, após ter percorrido mais de 4,1 mil quilômetros. Apelidado «Violet», o quatro portas elétrico movido a energia solar é resultado do projeto «Sunswift», da Universidade de New South Wales.

O carro partiu de Perth, em 1º de dezembro, e consumiu o equivalente a 40 dólares australianos (R$ 113 reais) de energia, mantendo uma velocidade média de 85 quilômetros por hora e percorrendo 650 quilômetros por dia.

Recomendados

Leia mais:
Novo ministro de Bolsonaro defende que Ibama reduza multas
Confira a cotação do dólar, euro e bitcoin nesta segunda-feira, 10 de dezembro

«A energia consumida foi cerca de 17 vezes menor do que a que um carro normal consumiria percorrendo a mesma distância», revelou o diretor da faculdade de engenharia da UNSW, Mark Hoffman. «É um carro que leva três passageiros e o condutor, além de não ser desconfortável para viajar», completou.

O time Sunswift é composto por estudantes de várias disciplinas, entre as quais administração, engenharia e desenho industrial. A equipe é mais conhecida pela participação nas edições do World Solar Challenge, a corrida bienal de veículos solares que acontece desde 2013 e atravessa o país por 3022 quilômetros, de Darwin, no norte, até Adelaide, no Sul.

Desde quando foi formada, em 1996, a Sunswift construiu seis carros, sendo o mais recente justamente o Violet, também chamado Sunswift VI.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos