Treinar demais é saudável? Saiba quais práticas são ruins para o bem-estar

Por Metro Internacional

Quando ouvimos “hábitos saudáveis”, muitos imaginam comer cenouras no café da manhã, fazer exercício o dia todo, preparando um prato de folhas e ervas para o jantar e dando adeus aos hambúrgueres e comidas gordurosas.

Essa piração chegou tão longe que nós começamos a confundir o que é saudável com o que não é. Margaret Dance, instrutora colombiana, revelou alguns mitos sobre hábitos que têm um efeito contrário do esperado.

  • Fazer exercícios uma única vez por semana
    Muitas pessoas só se programam para fazer atividades físicas aos sábados ou aos domingos, acreditando que isso irá ajudar. “Não existem resultados porque muito tempo passa entre as atividades”, diz.
  • Treinar demais
    Acredita-se que treinar demais fará você perder peso, mas é preciso ter em mente que a mudança deve ser gradual. “Depende de cada indivíduo. Nós temos diferentes capacidades de resistência e diferentes hormônios. Treinar ajuda na perda de peso, mas se você faz isso sem descansar direito, comendo demais, consumindo refrigerantes, doces e farinhas, de repente, treinar se torna inútil”, explica. “Você precisaria fazer exercícios três vezes por semana, e ser acompanhada por um profissional para evitar lesões.”
  • Bebidas energéticas não são tão poderosas assim
    “Beber energéticos não irá te dar energia, e é uma overdose de açúcar que pode ser mortal. E, com toda certeza, não irão te ajudar a perder peso”, disse Dance. “Consumir água ou hidratar-se é suficiente, a menos que você esteja buscando resultados específicos. Nesse caso, você deveria buscar o aconselhamentos de nutricionistas e especialistas.”
  • Treinar com o estômago vazio e somente com uma parte do corpo
    Fazer abdominais todo dia, não irá deixar o seu abdômen perfeito. “O corpo precisa de 24 horas para descansar. As rotinas de exercícios devem ser feitas dependendo dos grupos musculares: um dia pernas, no outro, por exemplo, peito e braços. Fazer flexões todo dia é sobrecarregar o músculo. O corpo precisa de tempo e de pausas.”
  • Doces ‘fit’ não vão te emagrecer
    “As pessoas acreditam que comer produtos dietéticos, como biscoitos e cereais, faz bem. Consumir essas calorias enganosas fará você sentir que está comendo coisas saudáveis, mas isso não é verdade! Para isso, existem outros tipos de comida.”

Entrevista: Margaret Dance

O que significa ter hábitos saudáveis?
É ter conhecimento das comidas que a gente consome diariamente, mas sem negligenciar os grupos nutricionais, porque o corpo precisa de todos os nutrientes. O que você precisa fazer é realizar as cinco refeições por dia, com proteínas inclusas em cada uma delas. E também, coma nozes, iogurte grego, frango, carne e ovos para ativar o metabolismo. Com exercício, a mudança se torna progressiva.

Por que muitas pessoas são enganadas nesse sentido?
Existe muita desinformação sobre o assunto. As pessoas não veem os resultados por conta de rotinas ruins e não sabem usar as ferramentas existentes.

O que deve ser feito para uma vida mais saudável?
O ideal seria fazer 30 minutos de exercício, pelo menos três vezes por semana, e abandoar vícios como açúcares e gorduras, mesmo que com moderação.

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