Cientistas criam teste que pode detectar vários tipos de câncer em até 10 minutos

Professor Matt Trau, Dr Abu Sina and Dr Laura Carrascosa Reprodução

Cientistas australianos criaram um teste que pode detectar qualquer tipo de célula de câncer no corpo em apenas 10 minutos, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature.

ANÚNCIO

A invenção poderia dar lugar à fabricação massiva de dispositivos portáteis para diagnosticar a doença. Segundo Matt Trau, um dos pesquisadores da Universidade de Queensland que criaram o teste, isso poderia ser feito com um telefone celular.

Os cientistas desenvolveram um teste com nanopartículas de ouro que mudam de cor quando entram em contato com estruturas de DNA cancerígeno.

Como funciona o teste que detecta o câncer em 10 minutos

Isso tudo foi possível porque eles descobriram que as células de câncer quando morrem criam estruturas tridimensionais totalmente diferentes das moléculas de DNA normal. Assim os pesquisadores puderam detectar em todos os tipos de tecido, inclusive no sangue.

Foram feitos testes com mais de 200 mostras de tecido humano e sangue que resultaram em 90% de acerto ao analisar amostras de DNA normal e com câncer.

Os cientistas ainda não sabem se esse teste pode ser a mãe de todos os testes, mas para Trau é fascinante que um detector incrivelmente simples e que não requer tecnologia complexa possa mudar a forma como se diagnostica a doença.

Até agora os testes foram realizados para detectar o câncer de mama, próstata, intestino e linfoma, mas os autores do procedimento creem que ele servirá para outros tipos também.