Estilo de Vida

Por que os homens fazem pintam o fim do mundo quando estão doentes?

É de sabedoria popular que as mulheres aguentam mais os sintomas de uma gripe que os homens. Elas cuidam da casa, dos filhos, trabalham, enquanto os homens sucumbem e não levantam mais da cama.

Esse comportamento, muitas vezes comprovado na vida real, pode ter um explicação científica. Um estudo recente publicado na revista Brain, Behavior and Immunity, assegura que os homens têm um sistema imunológico mais fraco que o das mulheres.

Isso quer dizer que os homens não só têm mais facilidade para ficarem doentes como também os sintomas os atingem com mais força.

Recomendados

O que a ciência diz

A pesquisa foi realizada com ratos de laboratório adultos infectados com bactérias muito parecidas com o vírus da gripe. Os machos mostram mais sintomas da doença que as fêmeas quando expostos à doença.

No entanto, os resultados nos animais de laboratório não se aplicam necessariamente às pessoas, ainda é preciso mais testes para assegurar se o mesmo de fato acontece com os seres humanos.

Por outro lado, os especialistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, afirmam que a testosterona (hormônio masculino) suprime o sistema imune e isso faz que as defesas dos homens caiam; enquanto o estradiol (um tipo de estrogênio, hormônio feminino) o fortalece.

Portanto, leve um pouco mais a sério quando seu companheiro, pai, irmão ou filho estiver doente, talvez não seja só manha.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos