Os cachorros podem reconhecer pessoas mentirosas, diz estudo

Por Rodrigo Almeida

É certo que as qualidade mais surpreendentes dos cachorros são o olfato e a audição. No entanto, eles também são muito bons conectando-se com as nossas emoções. Vários estudos vem comprovando que os cães são capazes de distinguir se os humanos estão nervosos ou felizes.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Kyoto, no Japão, e publicada na revista “Animal Cognition”, confirmou que os cachorros não confiam se descobrem que os humanos estão mentindo. Para isso, estão preparados para identificar pessoas confiáveis.

O estudo se baseou em um experimento composto por três fases. Na primeira, um grupo de humanos indicava ao cachorro onde havia comida escondida. Na segunda parte, outros participantes apontavam para uma vasilha vazia. E, na última, o participante que mentia voltava a indicar um recipiente, que desta vez continha comida.

No final das contas, o animalzinho esperto não respondia ao comando do ser humano mentiroso. O responsável pela pesquisa, Akiko Takaoka, disse que os cachorros usavam a experiência para avaliar se as pessoas eram confiáveis ou não.

Takaoka diz que a inteligência social dos cachorros é mais evoluída que pensávamos, e isso é um sinal da evolução seletiva feita através dos vários anos de convivência com os seres humanos.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo