5 alimentos que contêm gorduras insaturadas que fazem bem para a saúde

Por Rodrigo Almeida

As gorduras já foram demonizadas em todos os tipos de dietas ocidentais. À medida que a ciência passou a dar um pouco mais de atenção, alguns estudos científicos foram quebrando esse mito.

As gorduras mais benéficas são as insaturadas. Elas agem auxiliando o organismo a se livrar do alto nível de colesterol no sangue e atuam aumentando o nível de lipoproteínas no sangue.

Segundo a Associação Americana do Coração, adicionar gorduras insaturadas à dieta auxilia a prevenção de diabetes, hipertensão e doenças coronárias crônicas, além de diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Confira abaixo alguns alimentos ricos em gorduras insaturadas

  • Abacate: Essa fruta é extremamente versátil podendo ser utilizada na salada, em forma de guacamole e de sobremesas.
  • Azeite de oliva: é um dos óleos vegetais mais saudáveis que existe. Contêm antioxidantes e está ligado à prevenção do câncer de colón e de mama.
  • Nozes:  castanhas, amendoim, nosso algumas oleaginosas que auxiliam no fornecimento de gorduras insaturadas de boa qualidade.
  • Linhaça: Uma ótima fonte de ômega-3 e ótima para a saúde do trato intestinal. Alguns estudos ligam linhaça à prevenção do câncer de colón pela alta concentração de fibras.
  • Peixes: Atum, salmão selvagem, truta e sardinha são os mais indicados aqui pela alta concentração de ômega-3, uma gordura que alguns estudos indicam  ajudar na prevenção do mal de Parkinson e Alzheimer.
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