Estilo de Vida

Pedras nos Rins: como prevenir os cálculos renais

Mais de 10% da população mundial sofre com as pedras os rins, ou cálculos renais. Essas pedrinhas se acumulam nos rins e 80% delas são compostas por oxalato de cálcio, as demais têm composição em outras fontes, como o ácido úrico. É mais comum em homens, mas também são frequentes em mulheres.

As pedras mais pequenas podem ser expelidas pelo canal da uretra, acompanhadas de dores insuportáveis. No entanto, as maiores necessitam de intervenção cirúrgica. Conheça como prevenir os cálculos renais caso você tenha propensão a eles.

Beba água o dia todo

Recomendados

Pessoas com propensão a desenvolver pedras nos rins têm de ingerir mais água que o recomendado. Alguns médicos recomendam que elas urinem entre 2,5 e 3 litros por dia. Para saber se faz o necessário, a urina deve ser quase transparente.

Consuma menos alimentos ricos em oxalatos

Espinafre, chocolate, acelga, nozes e pimenta-do-reino são os principais e devem ser evitados. Uma consulta ao médico deve ser feita para que ele avalie qual a melhor estratégia.

Reduza consumo de sal e proteínas animais

Diminua a quantidade de vezes que come carne animal durante a semana, varie comendo proteínas vegetais e prefira temperos com baixo teor de sal. Alguns peixes marinhos e alimentos em conserva devem ser evitados pelas grandes quantidades de sal.

Consuma alimentos ricos em cálcio, mas evite suplementos

Alguns tipos de pedras nos rins são formados por acumulo de cálcio a ser filtrado pelos rins. Não deixe de ingerir esses alimentos, mas sempre consulte o médico sobre os suplementos que você ingere. Uma visita ao nutricionista também é importante para regular a dieta e evitar o surgimento de cálculos renais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos