Conheça 7 alimentos potentes na prevenção do diabetes

Por Rodrigo Almeida

Uma das atitudades mais eficientes na prevenção do diabetes é manter uma alimentação saudável. A dieta tem papel fundamental e se aliada a exercícios físicos regulares é meio caminho andado para evitar doenças crônicas.

Conheça 7 alimentos potentes na prevenção do diabetes que você deve inserir na sua dieta.

Lentilha

É rica em fibras e tem índice glicêmico baixo. É também uma boa fonte de proteínas e vitaminas B6 e B9, vitaminas importantes na manutenção da saúde arterial.

Segundo uma pesquisa do Archives o Internal Medicine que levou em conta os hábitos alimentares de 10 mil adultos, os que comiam mais de 21 gramas diárias de fibras tinha uma incidência 15% menor de doenças coronárias e 11% menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

Soja

soja Reprodução/ Pixabay

Pesquisas científicas ligaram a soja à diminuição da resistência à insulina. Alta em fibras e proteínas, essa leguminosa é fundamental para dietas para pessoas que estão a caminho da diabetes e também para aqueles que querem simplesmente perder peso.

O grão ainda auxilia a aliviar os efeitos da menopausa e, em alguns estudos epidemiológicos, foi constada que é um alimento que ajuda a lutar contra câncer de mama, próstata e colón, esse último peal grande quantidade de fibras.

Cenoura

É um vegetal rico em vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, do cérebro e do sistema digestivo por ser rico em fibras. Esse último elemento também é responsável pelo baixo índice glicêmico das cenouras e as transformam em um alimento super indicado para quem sofre de diabetes, ou pretende evita-la.

Amendoim

amendoim Reprodução/ Pixabay

Uma pesquisa no Journal of the American Medical Association associa o consumo regular de amendoim ou pasta de amendoim com uma redução de até 30% de chances de desenvolver diabetes. Essa leguminosa pode ajudar a combater câncer no colón, ajuda a desenvolver a musculatura, é rico em antioxidantes e vitaminas.

Ameixa

A ameixa contém baixo índice glicêmico pelo mesmo motivo que a maioria dos itens desta lista, a grande quantidade de fibras, quase um grama por unidade. Essa fibras ainda auxiliam na redução do índice de colesterol e a emagrecer.

Maçã

maca Reprodução/ Pixabay

A maçã contém quantidade calórica negativa, ou seja gasta-se mais calorias para digeri-la do que ela provem para o organismo. É uma fruta ótima para qualquer dieta de redução de peso e também para a prevenção do diabetes.

Um estudo realizado pela Universidade de Wagenigen, na Holanda, que levou em conta hábitos alimentares de 20mil pessoas entre 20 e 65 anos de idade, chegou à conclusão que comer uma maçã por dia reduz em 40% o risco de sofrer AVC. As que comiam pera tiveram o risco reduzido em 54%.

Pera

Além de ajudar na prevenção do diabetes, também auxilia no combate à hipertensão e reduz risco de acidente vascular cerebral. Assim como a maçã deve ser consumida com casca por causa da grande quantidade de fibras e nutrientes, que são fundamentais para o bom funcionamento do intestino.

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