Estilo de Vida

Carne não é tudo igual; conheça a Rubia Gallega

Mais saudável e segura para o consumo, a produção desta carne é controlada e passa por critérios socioambientais e de segurança alimentar antes de chegar às lojas do Pão de Açúcar

A proteína é a estrela principal da refeição. A carne vermelha é bastante nutritiva e o alimento com maior quantidade de ferro biodisponível, mas médicos e nutricionistas orientam pelo consumo de cortes magros, que nem sempre são os campeões dos paladares. Mas, o que muitos não sabem é que cortes de gados de raças diferentes podem não ter as mesmas características nutricionais.

Um ótimo exemplo disso é o da raça Rubia Gallega, que tem sua origem de produção na Europa Central. Aliadas às suas reconhecidas qualidades e melhorias genéticas, o ambiente em que é criado, até o tipo de solo faz diferença, pois impacta na alimentação, faz com que o gado Rubia Galega tenha características nutricionais consideradas muito interessantes para a nossa saúde.

E tudo é ciência. Estudo desenvolvido por profissionais do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP avaliou as características nutricionais do terneiro de Rubia Gallega. Neste estudo, foi constatado que a carne vermelha deste animal conta com 20% mais proteínas, 46% menos sódio, 58% menos gorduras saturadas e 30% menos calorias do que uma carne convencional.

Recomendados

Que tal experimentar com uma receita deliciosa para a família toda?

Bife de chorizo ao sal grosso (ou contra-filé) com cogumelo paris

Rendimento: 4 porções. Tempo de preparo: 40 min

Ingredientes

  1. 4 bifes chorizo Rubia Gallega (contra-filé);
  2. 4 colheres de sopa de azeite;
  3. Sal e pimenta do reino a gosto.

Acompanhamento

  1. 4 colheres de sopa de manteiga;
  2. 1 cebola cortada em pétalas;
  3. 300g cogumelo paris.

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira, adicione 4 colheres de sopa de azeite. Acrescente os bifes e tempere com sal e pimenta do reino a gosto os dois lados frite os bifes por cerca de 4 minutos de cada lado, ou ao ponto desejado. Retire da frigideira e reserve e deixe descansar.

Para o acompanhamento: Na mesma frigideira adicione 4 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola cortada em pétalas, 300g de cogumelo paris, refogue os cogumelos por cerca de 5 a 10 minutos e acrescente a carne.

‘Aquela’ costela

Ingredientes

  1. 2 kg de costela de Rubia Gallega;
  2. 2 colheres de sopa de chimichurri de ervas;
  3. Fio de azeite;
  4. 3 colheres de sal grosso;
  5. Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Tempere a costela com o chimichurri, acomode em uma assadeira untada com azeite, polvilhe sal grosso e pimenta do reino. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora ou até a carne ficar macia. Verifique com um garfo se a carne não está soltando líquido. Se ainda estiver saindo o líquido deixe por mais 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais
30 a 40 minutos.

Que tal legumes com alecrim e páprica para acompanhar? Clique aqui e confira a receita.

*Conteúdo editorial patrocinado pelo Pão de Açúcar publicado na edição de São Paulo do Metro Jornal 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos