Quais os sintomas e como se diagnostica a intolerância à lactose?

Por Rodrigo Almeida

A intolerância à lactose é uma disfunção do organismo que impede a produção da lactase, enzima responsável pela síntese do açúcar do leite. Segundo dados do Ministério da Saúde 35% dos brasileiros sofrem de algum tipo de intolerância à lactose.

Muito ainda se discute se pode ser considerada uma disfunção ou se é um caminho natural. Perder a capacidade de ingerir leite é inerente a todas as espécies animais, sendo os seres humanos os únicos a carregarem isso para a vida adulta.

No podcast Regenera, o mestre em biologia molecular Carlos Pérez, explica que alguns seres humanos do norte da Europa desenvolveram uma mutação que permitia a eles absorver leite animal em fase adulta não por suas propriedades proteicas, mas sim por ser a fonte de vitamina D mais fácil ao alcance desses povos.

escanniavia Reprodução/ Pixabay

Nesses países escandinavos o índice de tolerância à lactose sobe para 95% da população. Segundo Carlos isso só é possível porque a incidência de luz solar nestas localidades é muito baixa durante o ano todo. Por isso esses povos têm caracteristicamente pele bem branca e pelos e cabelos bem claros, quase brancos em alguns casos.

Saber diagnosticar a intolerância à lactose é importante para mudar hábitos e ajustar a dieta de maneira mais adequada ao seu corpo.

Sintomas

  • Diarreias
  • Flatulência
  • Constipação intestinal
  • Desconforto abdominal
  • Náusea

Como diagnosticar a intolerância à lactose:

Existem dois testes: a biópsia de mucosa intestinal e o teste respiratório de hidrogênio. Ambos são feitos com a orientação de um médico e sob condições adequadas, pois alguns alimentos podem afetar a qualidades dos resultados.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo