Como superar o fim de um relacionamento? Pesquisa revela estratégia simples para aliviar o coração partido

Por Victória Bravo

Os sentimentos mudam e os relacionamentos terminam. No entanto, nem sempre o coração acompanha a decisão de término do casal e uma das partes acaba com uma tarefa difícil: superar o fim do relacionamento.

De acordo com um estudo publicado no jornal “Experimental Psychology: General”, a melhor maneira de superar uma ruptura é começar a enxergar coisas negativas no ex-parceiro.

Os pesquisadores reuniram um grupo de 24 pessoas com coração partido, de 20 a 37 anos de idade, que mantinham um relacionamento de longo prazo por uma média de 2,5 anos.

Alguns foram abandonados, enquanto outros terminaram o relacionamento, mas todos estavam chateados com isso, e a maioria ainda amava seus ex-namorados.

GIF Reprodução / Giphy

Após colocar eletrodos no couro cabeludo dos voluntários e medir suas respostas emocionais à foto de um ex, os pesquisadores constataram resultados muito interessantes.

As leituras descobriram que ao apenas ver um ex de forma desfavorável – pensando em um hábito irritante ou algo que o incomodava, por exemplo – levava a uma "diminuição dos sentimentos de amor".

Esse tipo de “distração”, fazia com que as pessoas se sentissem melhor em geral, mas não afetava o quanto elas amavam o ex-parceiro.

"A distração é uma forma de esquiva, que demonstrou reduzir as dificuldades da recuperação de uma ruptura", concluiu a co-autora do estudo, Sandra Langeslag, diretora do Laboratório de Neurocognição de Emoção e Motivação da Universidade de Missouri-St. Louis.

Para a profissional, então a estratégia deve ser usada com “moderação” para curar o coração partido e melhorar o humor de curto prazo.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo