Quais são os principais sintomas e tipos de Hemorroidas?

Por Rodrigo Almeida

As hemorroidas são vasos sanguíneos inchados no ânus e na parte inferior do reto parecidas com varizes. São várias a causas, desde esforçar-se demais para evacuar até aumento de pressão nas veias durante a gravidez.

Estima-se que 3 entre 4 adultos terão hemorroidas alguma vez na vida. Mas nem sempre desenvolvem os sintomas. Elas podem ser internas ou externas e provocam mal-estar, coceira e até sangramentos.

Em alguns casos há formação de coágulo e, às vezes, pode ser necessário realizar uma punção para drenar o sangue. Nada muito preocupante, no entanto, extremamente doloroso.

Há vários tratamentos para esse quadro. Algumas modificações no estilo de vida e tratamentos caseiros podem surtir efeito.

hemo Reprodução/ Pixabay

Sintomas

  • Sangramento al evacuar
  • Coceira e irritação na região do ânus
  • Inflamação ao redor do ânus
  • Formação de edemas ao redor do ânus ou dentro do canal retal

Esses sintomas variam de acordo com o tipo de hemorroida.

Hemorroidas internas: estão no interior do canal retal. Geralmente, não é possível ver nem sentir esse tipo, e em raras ocasiões geram dores. Entretanto, o esforço e irritação que produzem ao evacuar o intestino podem danificar a superfície e causar sangramento.

Em alguns casos o esforço para evacuar pode resultar na expulsão da hemorroida através do ânus. Isso se chama hemorroida sobressalente ecausa muita dor.

Hemorroidas externas: Estão sob a pele que circunda o ânus. Também podem coçar, irritar e sangrar.

Trombose hemorroidária: Às vezes, é possível que se acumule sangue em uma hemorroida externa e forma um coágulo. Isso provoca dores intensas, inflamação e feridas.

Sempre é importante ir o médico regularmente e fazer exames de rotinas. Se você tem os sintomas acima pode ser necessário checar com o proctologista e também fazer check-ups do sitema digestivo com um gastroenteologista. Isso porque portadores de doenças hemorroidárias têm grandes chances de desenvolver cancêr no colón.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo