Estilo de Vida

Oito sinais de que alguém está tentando mentir para você

Muitas vezes algumas dicas sutis não-verbais podem indicar que alguém está tentando nos enganar. O Ph.D. John R. Jack Schafer, analista de comportamento no FBI separou oito sinais que podem denunciar que você está lidando com um mentiroso.

Confira no artigo traduzido e adaptado do portal Psycology Today:

1. Limpar a garganta (pigarrear).

Recomendados

É a resposta ao estresse e fuga que provoca a necessidade dos mentirosos limparem a garganta, uma vez que a umidade da garganta é desviada para a pele em forma de suor.

2. Engolir com dificuldade.

Deglutições difíceis ocorrem pelo mesmo motivo da falta de umidade na garganta do mentiroso: devido à resposta de fuga ou luta.

3. Manipulação da mandíbula.

Alguns mentirosos abrem suas bocas e deslizam suas mandíbulas para frente e para trás. O movimento para trás e para frente da mandíbula estimula as glândulas salivares na parte de trás da garganta. Este movimento é uma tentativa de umedecer suas gargantas.

4. Direção do olhar

Nossos olhos apontam para onde o corpo quer ir. Mentirosos frequentemente olham para a saída mais próxima, mostrando seu desejo de escapar fisicamente e psicologicamente da ansiedade causada pela mentira.

Os mentirosos também podem olhar bastante os relógios, indicando o desejo de interromper uma conversa.

5. Direção dos pés.

Os mentirosos também costumam apontar os pés em direção à porta, indicando seu desejo de escapar fisicamente e psicologicamente de uma situação desconfortável.

6. Falta de gestos enfáticos.

Os mentirosos geralmente experimentam dificuldade em usar gestos enfáticos, como apontar dedos, tocar levemente as mãos na mesa ou mover a cabeça para frente. Negações combinadas com gestos enfáticos geralmente indicam veracidade.

7. Inclinar o corpo para trás.

Mentirosos frequentemente balançam seus corpos um pouco para se afastar dos seus alvos. As pessoas que mentimos nos causam ansiedade porque tememos ser descobertas por elas.

8. Movimentar a cabeça para trás.

As pessoas tendem a mover a cabeça ligeiramente para trás quando estão mentindo. Esse gesto sutil é uma tentativa de se distanciar da fonte da sua ansiedade. Tendemos a nos inclinar para as pessoas e coisas que gostamos e nos distanciarmos das pessoas e coisas de que não gostamos.

É importante pontuar que os sinais não-verbais podem fornecer apoio adicional para determinar se uma pessoa está mentindo para você, mas lembre-se: nenhuma pista não-verbal determina objetivamente a veracidade.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos