Estilo de Vida

Conheça os 10 melhores alimentos antioxidantes

Pesquisas vêm demonstrando nos últimos anos que componentes antioxidantes presentes em alguns alimentos são fundamentais para a boa manutenção da saúde.

A nutricionista Andrea Calderón explica que há mais de 100 doenças ligadas a condições de estresse oxidativo, entre elas Alzheimer, Parkinson, doenças cardiovasculares condições reumáticas.

Conheça os dez melhores alimentos antioxidantes para inserir na dieta.

Brócolis

Recomendados

É uma das estrelas da lista graças aos componentes sulfúricos e grande quantidade de vitamina C. Segundo a nutricionista comsumir brócolis 2 vezes por semana está ligado a diminuição no risco de doenças coronárias, alguns tipos de câncer e diabetes. Além disso, esse vegetal está relacionado a melhora na memória e saúde ocular.

Tomate

É rico em licopeno, um dos antioxidantes mais importantes que há. Tomar um tomate triturado por dia é bom para a diminuição do nível de lipídios, do colesterol e ainda previne contra o câncer de próstata e de mama. Isso porque triturado a absorção do licopeno é mais bem aproveitada pelo corpo humano.

Chocolate negro

É rico em flavonoides e ajudam a combater a perda de memória, doenças cardiovasculares e hipertensão, além de ser anti-inflamatório. De 15 a 20 gramas por dia de chocolate acima de 80% de pureza é suficiente.

Frutas vermelhas

Mirtilos, framboesas, morangos e amoras são ideais para o lanche entre refeições e contêm uma quantidade enorme de antioxidantes entre flavonoides e antocianinas.

Esses elementos dão cores avermelhada, roxa, azul e vermelho-alaranjado às plantas e ajudam a protegê-las de raios ultravioletas. Possuem grandes quantidades de vitamina C, e são ideais para proteger contra a hipertensão e de doenças coronárias.

Leguminosas

São grãos como a soja, feijão, lentilhas, ervilhas entre outros que contém boa quantidade de proteína e são ricos em fibras, ferro e potássio. Elas já demonstraram serem perfeitas para dietas de emagrecimento, e contribuem com a redução do colesterol e para a saúde do coração.

Alho e alho negro

É um ótimo alimento anti-inflamatório e capaz de reduzir em até 15% o nível de colesterol se consumido diariamente. O alho deve ser consumido cru para que possamos aproveitar melhor as propriedades dele. Já foi comprovado que dois gramas de alho por dia pode prevenir a osteoporose.

Se o alho branco é muito forte, a variedade mais escura tem um sabor mais adocicado e é um poderoso antisséptico e também ajuda a combater o câncer e a regular os níveis de glicose.

Canela

É rica em diversos tipos de polifenóis, substâncias antioxidantes pressentes em algumas plantas. Estudos já mostraram que um grama de canela ao dia ajuda na redução do colesterol e do triglicérides sanguíneo.

Azeite de oliva virgem

É imprescindível tomar duas colheres de sopa de azeite ao dia. Inúmeros estudos indicam que é benéfico na prevenção de uma diversidade de doenças crônicas. É 10 vezes mais antioxidante que o chá verde.

Frutas secas

As frutas secas são ótimas fontes de proteínas, fibras, potássio, ômega-3 e ômega-6 e antioxidantes. São ideias para a saúde do coração, do cérebro e para melhorar a circulação do sangue e regular o colesterol. Lembre-se de preferir a versão natural, sem adições de sal ou açúcar.

Uvas

As uvas são ricas em flavonoides e polifenóis. Diminuem o desenvolvimento de doenças degenerativas, auxiliam no controle do pico de glicose na corrente sanguínea e ajudam a regular o colesterol.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos