Estilo de Vida

Cientistas confirmam que Facebook e Instagram causam “solidão e depressão”

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia expôs os riscos que as pessoas correm ao usar redes sociais.

O trabalho, que foi publicado na Revista de Psicologia Social e Clínica, indica que quanto mais tempo os usuários ficam no Facebook, Instagram e Snapchat, mais a sensação de solidão aumenta e isso aumenta as chances de ocorrer uma depressão.

O estudo afirma que a doença pode se desenvolver porque as pessoas fazem «uma comparação subconsciente» entre suas vidas e as de outros usuários.

Recomendados

Um grupo de 143 estudantes participou do estudo, para o qual foi realizado um questionário para averiguar o humor e o tempo gasto por cada um deles nas mídias sociais.

Depois disso, eles foram divididos em dois grupos: os primeiros usavam o Facebook, o Instagram e o Snapchat pela quantidade de tempo normal que costumavam gastar.

As pessoas que passaram mais tempo nas redes sociais apresentaram sintomas maiores de depressão do que o outro grupo.

Por esse motivo, um dos coautores do estudo disse que a conclusão alcançada pela pesquisa foi que «menor atenção às redes sociais nos faz sentir menos sozinhos».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos