Estilo de Vida

O que comer para regular as funções da tireóide? Conheça os alimentos indicados

As disfunções na tireóide podem afetar boa parte da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 60% dos brasileiros terão algum nódulo na tireóide em alguma fase da vida.

No entanto, nem todos os casos são malignos, apenas 5% acabam desenvolvendo câncer.

A glândula é responsável pela regulação de ciclos menstruais, do peso, concentração, memória, humor e controle emocional.

Recomendados

As duas disfunções mais comuns são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. No primeiro, a glândula secreta menos hormônios que o necessário e no segundo acontece o inverso.

O hipotireoidismo está ligado ao ganho de peso, cansaço excessivo, perda de memória, sonolência, depressão e dore musculares.

O hipertireoidismo lava a agitação constante, irritabilidade, perda de peso, intestino solto, dificuldade para dormir e excesso de energia mesmo estando cansado.

Quem sofre do mal funcionamento da tireóide deve procurar um médico para iniciar um tratamento de regulação do metabolismo.

Uma forma complementar de tratamento é criar hábitos saudáveis e ingerir alimentos que ajudem na estabilização metabólica e combatem alguns sintomas das disfunções.

Conheça uma lista com alimentos importantes para a regulação da tireóide e que são mais eficientes para quem tem hipotireoidismo.

  1. Frutos do mar: são ricos em iodo, um dos minerais mais importantes para a tireóide. Ostras, camarões, algas do mar e peixes marinhos.
  2. Sementes, cereais e leguminosas: São ricos em zinco e algumas em selênio também. sementes de abóbora, feijão, amêndoa, amendoim e castanha do pará;
  3. Gorduras boas:abacate, óleo de linhaça, chia e peixes ricos em ômega-3 como salmão, atum, sardinha, arenque, truta e cavala.

Isso é o que deve conter a dieta de quem sofre de hipertireoidismo:

  1. Gorduras boas: Sardinhas, abacate, chia, salmão e são essências.
  2. Condimentos: canela, orégano pimenta-do-reino, salsinha e gengibre.
  3. Frutas: Laranjas, romã, uva, figos, melão e limão também são importantes
  4. Outras opções: aspargos, batatas aipo, alface, cenoura, berinjela e cebola também são bem-vindos.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos