Estilo de Vida

6 formas de manter a chama acesa no seu relacionamento

Após sentir que as pessoas precisam “juntar algumas peças” para alcançar um relacionamento verdadeiramente íntimo e comprometido, a Ph.D. em psicologia social Theresa DiDonato, reuniu seis formas de manter a chama acesa no seu relacionamento.

Confira no artigo adaptado e traduzido do portal Psychology Today:

1. Renovar os objetivos.

Recomendados

É muito importante ter tempo para conversar sobre o que está acontecendo no relacionamento. Algumas perguntas são importantes, como por exemplo:

  1. Você está empenhado igual antes em alcançar determinados objetivos junto ao seu parceiro?
  2. Outros problemas / interesses desviaram sua atenção de um certo objetivo que você tinha no relacionamento?
  3. Seus objetivos com o relacionamento mudaram com o tempo?

Esse tipo de pergunta ajudar a perceber se o casal está na mesma sintonia, e se eles não estão, ajudará a mudar o foco dos objetivos ou virar a página e partir para outra.

2. Compartilhe seus objetivos pessoais e crescimento com o seu parceiro regularmente.

Isso é essencial. Muitas vezes esquecemos que em um relacionamento íntimo, apesar de sermos um casal com interesses, objetivos e aspirações compartilhados, ainda somos uma pessoa individual.

O relacionamento pode representar uma grande parte do «gráfico», mas esse gráfico deve ter uma grande fatia que represente a nossa individualidade, totalmente separada de nosso parceiro.

As pessoas geralmente esquecem ou ignoram isso e acabam mesclando identidades com o parceiro. E, como tal, muitas vezes isso termina em porções de vida «não vividas».

Sua individualidade e singularidade são o que adicionam o tempero na relação, mantendo-a fresca e sempre trazendo novas dimensões para o relacionamento.

3. Redefina seu relacionamento.

Inevitavelmente, com o passar do tempo, o casal tem muitas experiências juntos, o que traz mudanças.

Discutir quais são essas mudanças e o que isso significa para o relacionamento é essencial para seu sucesso. Muitas vezes, mudamos e nos esquecemos de dizer à pessoa. Elas podem não saber ou entender o que está acontecendo.

4. Abordar os principais problemas diretamente e de frente.

Se nos acostumamos a falar sobre os problemas, podemos estar mais bem preparados para enfrentar o desafio e a mudança.

Podemos até fingir que nada de ruim pode acontecer, mas se acontece, temos uma ideia de como lidar com isso.

5. Nunca fique “achando” as coisas.

Esteja sempre aberto à comunicação para que não haja mal-entendidos. Se não tiver certeza sobre um problema, peça esclarecimentos.

Além de conhecer seu parceiro, é importante também consultá-lo.

Em relacionamentos duradouros, sempre achamos que conhecemos alguém muito bem, mas isso não significa que você saiba tudo sobre ele.

6. Não guarde segredos.

Pode haver partes que você escolha guardar para si mesmo: pensamentos, fantasias, desejos e sonhos. Está bem! Isso não é manter um segredo.

O problema é esconder acontecimentos porque você está envergonhado, culpado ou com medo. Se existem partes importantes da sua vida que tiveram um grande impacto e moldaram quem você se tornou, é essencial compartilhá-las abertamente e completamente com seu parceiro.

Você não está pedindo ao seu parceiro para perdoá-lo. Você está colocando tudo em cima da mesa, para que a intimidade seja baseada em honestidade e veracidade.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos