Cuidado ao tomar banho! Uma poderosa bactéria se esconde no chuveiro

Até pouco tempo atrás, o maior perigo que alguém poderia encontrar ao tomar banho era de escorregar e cair. No entanto, um estudo científico ponta que isso está prestes a mudar.

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Colorado nos Estados Unidos, bactérias não tuberculosas ligadas a uma infecção pulmonar foram encontrada em diversos banheiros.

O trabalho analisou mais de 600 banheiros nos Estados Unidos e em 13 países europeus nos quais foram coletados biofilmes bacterianos nos cabeçais das duchas.

O estudo ainda comprovou que as bactérias prosperam em regiões com maior índice de doenças pulmonares, como Flórida e Nova Iorque.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece por um motivo principal: os matérias utilizados para a construção dos cabeçais propiciam o acumulo de bactérias.

Um dos autores do estudo, Noah Fiehrer, diz que existe um mundo fascinante de colônias bacterianas que prospera no banheiro toda vez que tomamos banho.

Segundo ele, uma simples mudança no tratamento de água, nos produtos de limpeza utilizados ou até nos materiais da encanação podem mudar o aspecto das bactérias.

Apesar do achado, o pesquisador foi enfático ao afirmar que as pessoas não precisam se preocupar com os resultados e não precisam ter medo de tomar banho.