Cuidado ao tomar banho! Uma poderosa bactéria se esconde no chuveiro

Por Rodrigo Almeida

Até pouco tempo atrás, o maior perigo que alguém poderia encontrar ao tomar banho era de escorregar e cair. No entanto, um estudo científico ponta que isso está prestes a mudar.

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Colorado nos Estados Unidos, bactérias não tuberculosas ligadas a uma infecção pulmonar foram encontrada em diversos banheiros.

O trabalho analisou mais de 600 banheiros nos Estados Unidos e em 13 países europeus nos quais foram coletados biofilmes bacterianos nos cabeçais das duchas.

bacteria Reprodução/ Pixabay

O estudo ainda comprovou que as bactérias prosperam em regiões com maior índice de doenças pulmonares, como Flórida e Nova Iorque.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece por um motivo principal: os matérias utilizados para a construção dos cabeçais propiciam o acumulo de bactérias.

Um dos autores do estudo, Noah Fiehrer, diz que existe um mundo fascinante de colônias bacterianas que prospera no banheiro toda vez que tomamos banho.

banho2 Reprodução/ Pixabay

Segundo ele, uma simples mudança no tratamento de água, nos produtos de limpeza utilizados ou até nos materiais da encanação podem mudar o aspecto das bactérias.

Apesar do achado, o pesquisador foi enfático ao afirmar que as pessoas não precisam se preocupar com os resultados e não precisam ter medo de tomar banho.

Conteúdo Patrocinado