Não consegue dormir? 10 conselhos para atingir o sono profundo

Por Rodrigo Almeida

A cultura de trabalho moderna criou uma legião de trabalhadores que não dorme o necessário. Segundo a Organização Mundial da Saúde 40% dos brasileiros tem privação do sono.

O doutor Matthew Walker fundador e pesquisador do Centro para Ciência do Sono Humano na Universidade da Califórnia, em Berkeley, diz que seres humanos em idade adulta precisam dormir entre 7 a 8 horas por dia.

bocejo Reprodução/ Pixabay

Segundo Matthew, dormir bem é o sistema de saúde mais democrático e eficiente do mundo. Ele ainda relata que pessoas que dormem a quantidade adequada são mais produtivas, saudáveis e podem viver mais.

Confira os 10 passos para ter uma noite de sono mais agradável e a ser mais produtivo com essas pequenas dicas.

  • Deitar e levantar sempre no mesmo horário. Conselho bem antigo, mas ainda eficiente. Ter uma rotina bem definida ajuda o organismo preparar-se para o sono.
  • Evite consumir estimulantes como café, álcool e nicotina. O álcool ajuda a cair no sono, mas estudos científicos apontam que essa substância causa inquietação durante a noite.
  • Levante com o nascer do sol e usar aparelhos que produzem luzes artificiais, como celulares e televisores, até o inicio da noite. Isso ajuda a programar o relógio biológico.
  • Exercitar-se de 20 a 30 minutos durante o dia. Nunca durante a noite, muito menos antes de dormir.
sono profundo Reprodução/ Pixabay
  • Tente executar uma rotina relaxante nas horas que antecedem o sono. Escute músicas relaxantes, leia, cuidado com os leitores digitais, tome banhos relaxantes ou até mesmo faça um alongamento.
  • Não resolva problemas na cama. Deixe suas preocupações e decisões para os horários apropriados. Isso ajuda o cérebro a desacelerar.
  • Não deite com fome, muito menos coma muito durante a janta.
  • Quem tem insônia não deve ter um relógio no quarto. Isso só intensifica o mal-estar e dificulta ainda mais a cair no sono.
  • Tome cuidado com a soneca na hora do almoço. Por um lado, ela pode ajudar na produtividade durante o dia, por outro pode causar insônia à noite.
  • Tenha um quarto bem ventilado e não peque na higiene pessoal.
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo