Estilo de Vida

Hipertensão: 15 alimentos que podem aumentar a pressão arterial

Conviver com a hipertensão é uma tarefa difícil. Medir e controlar a variação da pressão arterial é um exercício constante e segundo algumas fontes oficias isso começa cada vez mais cedo.

Abaixo você confere uma lista dos alimentos que podem aumentar o risco de hipertensão e deve ser levado em consideração por todos.

Sal

Recomendados

 

O sal de mesa é o tempero mais comum atualmente e, por conter sódio, um dos principais causadores ligados ao aumento da pressão arterial, deve ser evitado.

Para substitui-lo, é importante usar ervas e especiarias, de preferência frescas e não processadas. Manjericão, salsinha e coentro para molhos e sálvia, tomilho e alecrim para carnes.

Açúcar branco ou refinado

O açúcar refinado também é ligado ao aumento da pressão, porque é de fácil absorção pelo organismo. Assim como o sal, alimento que contém esses produtos devem ser controlados.

O principal aqui é fugir dos açúcares livres, fontes de monossacarídeos, como frutose e glucose, dissacarídeos, como sacarose e açúcar refinado e produtos como mel e xaropes.

Bebidas açucaradas

Grande fonte de açúcares, é um dos motivos pelo qual muitas pessoas passaram a se preocupara com hipertensão em crianças e adolescentes.

Em levantamento de 2012, a Secretaria de Saúde de São Paulo diz que 25 % das crianças e adolescentes sofrem de hipertensão pelo consumo dessas bebidas.

Bebidas alcoólicas

 

Ingerir pequenas quantidades de vinho e cervejas pode fazer bem ao organismo e é uma pratica encorajada. No entanto, o consumo moderado de álcool pode influir na alta de pressão.

São vários estudos que indicam isso, e uma revisão bibliográfica de 36 estudos feita em 2017 e publicada na revista científica LANCET, apontou a relação do álcool com a hipertensão.

Salgadinhos industriais

Batatas chips, salgadinhos milho e de pacotinho são os que têm a maior concentração de sódio. Alguns ainda possuem muito açúcar e todos contém muitas gorduras.

São alimentos que devem ser evitados, pois há estudos que os ligam a doenças cardíacas sérias pela alta concentração de gorduras trans.

Mostarda e/ou ketchup

O molho de mostarda é um dos que mais contem sódio na composição podendo chegar a 2 gramas por 100 de produto. Já o ketchup contem pelo menos 4gramas de açúcar em uma colher de sopa.

Queijo curado

 

O queijo curado é o mais saudável do ponto de vista nutritivo, no entanto, requer grandes quantidades de sal no processo de produção.

Ele deve ser consumido com moderação, pois é uma boa fonte de proteína e cálcio. Ainda há a opção de compra-lo sem sal, mas não deve deixar de ser consumido.

Café

Foi comprovado que o café aumenta a pressao arterial de ciclista em um estudo da sociedade americana de fisiologia. Os efeitos estimulantes devem ser a causa disso.

Entretanto a cafeína foi descartada porque mesmo efeitos são demonstrados em pessoas que ingerem café descafeinado.

Energéticos

Estas bebidas são uma junção de vários itens da lista como açúcares, cafeína e sódio. Como visto no estudo americano que alerta para a ingestão de energéticos.

Embutidos, Salames e presuntos

Salsichas e carnes embutidas, como a linguiça, possuem muita gordura e uma concentração alta de sódio. Salames e presuntos são curtidos com alta concentração de sal também.

 

A melhor alternativa é fazer uso das carnes frescas, sem nenhum tipo de processamento para conservação. Alguns embutidos são encontrados em versão light.

Molho de soja (shoyu)

Com 5g de sódio para cada 100 gramas de shoyu, este tipo de molho pode elevar a pressão arterial mesmo consumido em pequena quantidade.

Caldos industriais e Macarrão instantâneo

Os caldos instantâneos, que também estão presentes nos macarrões, contém uma grande quantidade de sódio e gorduras. Alguns ainda possuem glutamato monossódico que aumenta a concentração em até um grama de sódio.

 

Os caldos podem ser substituídos por soluções caseiras, que consiste em ferver grandes porcoes de agua com verduras, legumes ou carnes que mais te agrada.

Barras de cereais

São vendidas como alimentos fit e o passo certo para a vida saudável, mas algumas delas possuem grandes quantidades de açúcares e sódio.

É mais saudável troca-las por frutas secas e castanhas que são fontes naturais de minerais, vitaminas e proteínas.

Comida pronta

Pizzas, bata frita, hambúrgueres e cachorro quente, barato e rápido são os alimentos que agregam muitos itens da lista, como embutidos,  muito sal, açúcar e gorduras.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos