Tem como engravidar estando menstruada?

Por Metro Jornal

Eu posso engravidar mesmo estando menstruada? A pergunta pode parecer ter uma resposta óbvia, mas calma, não é bem assim. Tem muita menina que acredita que não precisa se previnir em uma relação sexual durante o período menstrual. Se você parar para pensar, as chances disso acontecer são realmente pequenas — mas elas existem.

Então, vamos entender alguns conceitos básicos. Para engravidar, é preciso haver o encontro de um espermatozoide com o óvulo, o que acontece durante o período fértil da mulher. Durante a menstruação, ocorre a descamação do endométrio, portanto faz sentido imaginar a dificuldade de um óvulo fecundado se implantar na parede interna do útero nessas condições.

Leia também:
Dúvida: Posso engravidar mesmo sendo virgem?

Mas como explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, sim, é possível engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. "O espermatozoide sobe, encontra o óvulo e se fixa no útero. Esse processo todo pode ocorrer em torno de 5 dias. Na maioria das vezes, ela está segura, mas pode acontecer. A recomendação é que use preservativo."

O risco, segundo ele, é maior no final do período menstrual, quando se aproxima o início de seu período fértil. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação acontece no 14º. Para calcular seu período fértil, você deverá contar três dias antes e três depois disso, como margem de segurança. Desta forma, ele ocorre entre o 11º e o 17º dia do ciclo.

Mantelli diz também que tratamentos com anticoncepcionais afastam ainda mais a possibilidade de gravidez, pois o medicamento inibe a ovulação. Mas ainda é preciso cuidado: se a menstruação não estiver regular ou houver algum esquecimento ou atraso, a paciente corre risco.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo