Como evitar os excessos alimentares à noite

Por Estadão Conteúdo

Os excessos alimentares no período da noite podem contribuir para o aumento de peso e obesidade. Esse comportamento pode estar relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais.

Algumas atitudes também pioram o comportamento alimentar noturno. Por exemplo, ficar muitas horas sem se alimentar.

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A nutricionista Aline de Andrade dá algumas dicas para evitar o descontrole alimentar no período da noite. Confira algumas orientações para evitar o descontrole e maior ingestão de alimentos:

  • Organize a sua alimentação, prefira alimentos que além da promoção da saúde promovam saciedade e prazer.
  • Não fique muitas horas sem comer. Faça refeições regulares ao longo do dia.
  • Dê preferência a alimentos integrais, possuem maior quantidade de fibras provendo saciedade.
  • Coma devagar em todas as refeições. Mastigar bem os alimentos pode promover maior saciedade.
  • Inicie as refeições pela saladas e vegetais, são fonte de fibras, têm baixa densidade energética e promovem saciedade.
  • Nos lanches associe proteínas aos carboidratos, a absorção fica mais lenta, promovendo maior saciedade.
  • Evite beliscar os alimentos ao longo do dia.
  • Pratique atividade física, ela auxilia na redução de estresse e ansiedade, aumenta o gasto energético do dia a dia, estimula a liberação de hormônios que geram prazer.
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