Estrelando o parmesão! Saiba como usar esse queijo em receitas que vão além da massa

Por Metro Jornal

Quem se atreve a negar que tudo fica mais gostoso com queijo? Boa opção desde o café da manhã, um queijo branco ou ricota, passando pela refeição, um recheio gostoso para a omelete, por exemplo, ou uma massa feita com manteiga, parmesão e pimenta do reino… huumm… e até uma boa tábua para petiscar. É quase unânime, queijo é tudo de bom!

E o parmesão, aquele que ralamos para dar o toque mágico nas massas, é bem mais do que isso, viu! De sabor marcante, o processo de produção e a maturação do parmesão fazem com que ele ganhe aquela picância adocicada tão adorada e característica, este ingrediente pode e deve ser o astro principal dos seus pratos.

Aqui, damos dicas de preparo do irresistível petisco de queijo empanado, passando pelo prato principal, um elegante e surpreendente risoto servido na cestinha de parmesão, à sobremesa, aproveitando o queijo inteiro, inclusive as cascas, para um bolo delicioso.

Risoto de presunto parma servido na cestinha de parmesão

Ingredientes:
160 g de arroz arbóreo
140 g de presunto cru fatiado
35 g de manteiga gelada
40 g de queijo parmesão
½ cebola picada finamente
60 ml de vinho branco seco
1 L de caldo de galinha quente
Folhas de sálvia picadas
Sal a gosto
120 g de queijo parmesão de boa qualidade ralado fino

Modo de preparo do risoto:
Aqueça uma panela funda em fogo médio, acrescente uma colher de sobremesa de manteiga e refogue a cebola até ela ficar transparente. Junte o arroz arbóreo e mexa bem. Em seguida, despeje o vinho no arroz e misture bem novamente, até secar.

Depois, ponha uma concha de caldo de galinha quente e misture – vá vertendo o caldo aos poucos, sempre que começar a secar. Repita esse processo, mexendo sempre até que o arroz esteja al dente. Junte o queijo parmesão e as fatias de presunto cru picadas grosseiramente e misture bem o risoto.

Por fim, adicione mais uma concha de caldo, misture até ficar homogêneo e salpique a sálvia.

Modo de preparo da cesta de parmesão:
Rale o queijo bem fino e divida-o em 2 partes. Reserve. Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe o queijo ralado, formando dois círculos 20 cm de diâmetro.

Leve ao forno médio (180°C a 200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que o queijo derreta e comece a borbulhar. Retire do forno e deixe amornar por 3 minutos.

Solte os discos de queijo e coloque-os sobre tigelas individuais emborcados. Com uma pequena pressão, dê o formato de cestinhas nas laterais do refratário e deixe esfriar completamente. Na hora de servir, tire a cestinha da forma e coloque o risoto de parma dentro.

Empanadinho de parmesão

Ingredientes:
300g de parmesão;
100g de farinha de trigo;
1 ovo;
1 colher de café de chilli em pó;
Orégano a gosto;
300g de farinha panco.

Modo de preparo:
Corte o queijo parmesão em retângulos de 2 cm de espessura e passe na farinha de trigo. Bata o ovo com os temperos e orégano. Passe cada queijo no ovo batido e na farinha panco.
Frite em óleo previamente aquecido. Primeiro, de um lado. Logo, do outro. Após dourar ambos os lados, coloque-os sobre papel absorvente. Pode servir com molho de sua preferência.

Bolo mané pelado
A dica aqui é usar também a casca do queijo, que ralada, vai dar uma textura a mais ao bolo.

Ingredientes:
500 g de mandioca descascada e ralada
1 xícara (chá) de queijo parmesão com casca ralado grosso
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
50 g de manteiga derretida
200 ml de leite de coco
½ xícara (chá) de leite
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Lave a mandioca ralada e, com a ajuda de um pano limpo, esprema toda a goma. Misture todos os ingredientes em uma tigela, transfira para uma assadeira untada e enfarinhada e asse por cerca de uma hora, ou até dourar. Deixe esfriar antes de cortar e servir.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo