Estilo de Vida

Dormir pouco pode afetar seus níveis de colesterol

Reprodução/ Pixabay

Segundo um estudo da universidade de Helsink, na Finlândia, pessoas que não dormem a quantidade necessária têm dificuldade de se livrar do colesterol ruim.

ANÚNCIO

Os pesquisadores notaram que adultos com poucas horas de sono possuíam uma menor quantidade de HDL (lipoproteínas de alta densidade).

Essa substância tem o papel de ajudar o organismo a retirar o excesso de colesterol mau (LDL) da corrente sanguínea e levar até o fígado.

Recomendados

Em outras palavras, dormir pouco pode levar ao surgimento de doenças cardiovasculares ligadas ao colesterol alto na corrente sanguínea.

O estudo concluiu que os genes que regulam o metabolismo do colesterol são mais ativos nas pessoas que dormem o recomendo versus as que dormem pouco.

Desse modo, é importante cuidar da saúde tendo apenas algumas horinhas a mais dormindo. Confira quatro dicas básicas que podem mudar sua vida.

Não consuma cafeína 6 horas antes de dormir

A cafeína estimula o sistema nervoso e pode dificultar o sono. Troque por algo mais relaxante.

Apague os eletrônicos que emitem luz artificial

Os dispositivos de telas como TVs LED, tablets, celulares e computadores emitem luzes que estimulam a atividade cerebral e dificultam o relaxamento.

Prefira atividades mais relaxantes nas últimas horas da noite

Tente ler algo, meditar ou escutar músicas mais calmas. Essas atividades diminuem o ritmo da atividade cerebral e te auxiliam a se entregar ao sono.

Reduza a potência da luz, estimulando assim a produção de melatonina

Apague a luzes mais fortes e ligue as mais fracas, um ambiente mais escuro facilita a liberação do hormônio do sono.

Tags

Últimas Notícias