Estilo de Vida

Tive um sangramento. Como saber se é nidação ou menstruação?

Antes de entender as diferenças entre esses dois fenômenos, o primeiro passo é entender o que são eles. A nidação é um sangramento que ocorre quando o embrião se fixa no endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero.

Já a menstruação significa que a mulher ovulou em um determinado dia de seu ciclo menstrual e esse óvulo não foi fecundado. Por isso, ocorre a descamação do endométrio e ela sangra por alguns dias. O fluxo menstrual é composto, assim, por sangue e tecido interior uterino.

Agora, vamos para as diferenças: enquanto a menstruação se caracteriza por um fluxo intenso que dura cerca de sete dias, com sangue vivo e avermelhado, a nidação ocorre de um a dois dias em uma quantidade muito menor, que pode ter uma cor mais clara, até mesmo rosada.

Recomendados

Leia também:
Dúvida: Posso engravidar mesmo sendo virgem?

Muitas mulheres fazem essa confusão justamente porque, se houve fecundação durante o período fértil, esse sangramento pode acontecer no momento em que ela está esperando pela chegada de sua menstruação.

Lembre-se: em um ciclo menstrual regular de 28 dias, a ovulação geralmente acontece no 14º. Ou seja, para calcular seu período fértil, você deverá contar três dias antes e três depois disso, como margem de segurança. Desta forma, o período fértil ocorre entre o 11º e o 17º dia do ciclo.

Em caso de dúvida, o ideal é procurar um ginecologista para que ele possa recomendar um teste de gravidez — seja de sangue ou de urina.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos