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Ford Ka 2019 passa a ser oferecido em inéditas versões com motor 1.5 de três cilindros

A primeira geração do Ford Ka foi apresentada em 1997 e até hoje já foram vendidas 2 milhões de unidades. A nova geração do Ford Ka foi desenvolvida no Brasil em 2014 e está disponível atualmente em 125 países. Agora, o Ka 2019, nas configurações hatch e sedã, traz ligeira alteração de estilo, novidades e alterações mecânicas, reforços estruturais e mais conectividade. Os preços vão de R$ 45.490 a R$ 70.990.

O desejo dos consumidores no segmento dos carros compactos este ano, segundo a Ford, é a conectividade com 50% da preferência, seguido da transmissão automática com 30%. A linha 2019 traz o sistema de conectividade Sync 3, com tela tátil flutuante de 6,5 polegadas na parte superior do painel, exceto nas versões de entrada; transmissão automática de seis marchas desde a segunda versão, que custa R$ 500 a mais que primeira, e a versão FreeStyle aventureira na carroceria hatch.

Ligeiras alterações de estilo na dianteira, o para-choque muda um pouco, com melhoria do fluxo de ar acima da caixa de roda e na lateral; grade com novo tamanho para melhorar refrigeração e diminuir arrasto e defletor para desviar fluxo de ar dos componentes. Vincos laterais e base de porta mudaram. Lanternas foram redesenhadas para redução de arrasto na traseira. Maquiagem ligeira baixou coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,34 para 0,33. No interior, muda um pouco aparência do material do painel central.

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Estrutura reforçada com aços especiais para melhorar desempenho em colisões. O Ka anterior teve desempenho ruim no teste de impacto do Latin NCAP. Rigidez torcional aumentou 5,3% no hatch e 9,2% no sedã, segundo a Ford. Motor 1.5 de três cilindros de maior potência substitui o Sigma 1.5 de quatro cilindros.

Além disso, amortecedor dianteiro com stop hidráulico e coxins com amortecimento hidráulico no motor 1.5. É menor a transmissão de impactos ao volante e dá mais sensação de segurança em velocidades maiores. Direção com nova calibragem para equilibrar conforto, controle e estabilidade, ficando 24% mais confortável e reduzindo impactos ao volante em 28% em relação ao Ka 2018. A Ford anuncia ainda mais conforto acústico de rodagem com reforços estruturais na carroceria e nova calibragem da suspensão.

Versões mais caras têm controles de tração e estabilidade, airbags laterais e de cortina, câmera de ré e assistente de partida em rampa. O Sync 3 custa R$ 2.500; transmissão automática,

R$ 4.500 e pacote FreeStyle, R$ 3.000. Câmbio automático de seis velocidades está disponível desde a versão de entrada SE. As outras do hatch são SE Plus, FreeStyle e Titanium. Motor 1.5 está disponível desde a partir da versão SE com câmbio manual ou automático.

Motor 1.0 tem 80 cv de potência com gasolina e 85 cv com álcool, e torques de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm. Enquanto o 1.5 tem 128 cv com gasolina e 136 cv com álcool, e torques de 15,6 kgfm e 16,1 kgfm com álcool. O câmbio manual tem dupla sincronização da 1ª à 3ª marcha e ré sincronizada.

No test-drive foi possível perceber que a direção está mais firme e que o motor 1.5 de três cilindros dá ao Ka 2019 desempenho muito bom e bem superior ao anterior 1.5 de quatro cilindros.

| Ford/Divulgação | Ford/Divulgação

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