Estilo de Vida

Dicas para evitar a disseminação de boatos e notícias falsas no WhatsApp

Confira dicas para evitar a disseminação de boatos e notícias falsas no WhatsApp. As orientações foram repassadas pelo próprio aplicativo de mensagens:

Saiba quando uma mensagem é encaminhada

Mensagens com a etiqueta «Encaminhada» te ajudam a determinar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa. Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original.

Verifique fotos e mídia com cuidado

Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para ver se a história está sendo reportada também em outros veículos.  Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.

Recomendados

Fique atento a mensagens que parecem estranhas

Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de português. Procure por estes sinais para verificar se a informação é confiável.

Esteja atento a preconceitos e influências

Seja cuidadoso com informações que confirmem suas crenças preexistentes e verifique os fatos antes de compartilhar informações. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, realmente falsas.

Notícias falsas frequentemente viralizam

Mesmo se uma mensagem falsa for disseminada muitas vezes, isso não significa que ela vá se tornar verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso.

Verifique outras fontes

Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca online por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para ver de onde a história veio. Se você ainda tiver dúvidas, pergunte mais sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia.

Ajude a parar a disseminação

Se você vir algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las. Não compartilhe uma mensagem só porque alguém lhe pediu.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos