Gosta de carros esportivos? Veja embate entre os favoritos dos bolsos e corações brasileiros

Por AutoPapo.com.br

Algumas disputas tornam-se tão acirradas e duradouras que acabam virando tradição. No caso dos carros esportivos do mercado brasileiro, a concorrência mais ferrenha da última década se deu, provavelmente, entre o VW Golf GTI e o Honda Civic Si.

Embora não sejam rivais diretos, em suas versões convencionais, as personalidades mudam por completo nas configurações “quentes”. Essas sim são concorrentes. E ferrenhas!
Ao circular com ambos, fica bem claro que o japonês ousado atrai muito mais olhares que o alemão tradicional. Isso não é necessariamente uma qualidade: vai das ambições do motorista.

Essas diferenças na personalidade dos dois veículos são notadas também em outros aspectos. O Golf GTI é equipado com um câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e seis marchas, capaz de fazer trocas rapidíssimas. Ela ainda traz recursos como modo Sport e paddle-shifts no volante e emite alguns sons de “pipocos” durante as trocas.

Leia mais:
Entenda o que considerar quando alterar a roda ou pneu do carro
Não sabe como escolher a bateria ideal para o seu carro? Dá uma olhada nessa dicas
As vantagens e desvantagens de comprar um carro de leilão

Já o Civic Si traz uma caixa manual com o mesmo número de velocidades, com engates justinhos e extremamente precisos. Escolher entre uma e outra é, novamente, questão de gosto, mas é fato que a solução adotada no cupê é mais purista que a do hatch.

“Personalidades” distintas
Até aqui, o Civic Si vem revelando um comportamento mais latente e uma receita mais raiz. O Golf GTI, honrando sua premissas de hot hatch, fica em um meio-termo, sem permitir que a dirigibilidade afiada prejudique demais sua vocação para o uso diário.

Todavia, o modelo da Volkswagen supera o Honda em um quesito primordial quando se fala em carros esportivos: o desempenho. Em uma reta, o japonês, com seu motor 1.5 turbo, não é páreo para o 2.0 turbo do alemão. Não que ele seja lento, pelo contrário: trata-se de um automóvel muito rápido. O caso é que o adversário é ainda mais e consegue superá-lo com relativa facilidade em uma arrancada.

Volkswagen Golf GT Volkswagen Golf GTI / Alexandre Carneiro/AutoPapo

Se é mais lento, ao menos o Civic Si consome menos combustível. O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do Inmetro informa médias de 11,2 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Por sua vez, ainda segundo o PBE, o Golf GTI faz 9,9 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no rodoviário. Os números foram obtidos com gasolina, até porque nenhum dos dois esportivos têm sistema flex.

Mais conteúdo
Quando o assunto é o bolso do comprador, o Golf GTI abre ampla vantagem. Ele custa R$ 143.790, ante R$ 162.900 do rival. Seria justificável se houvesse diferença proporcional em relação ao nível de equipamentos, mas não é o caso.

Os dois vêm de série com ar-condicionado digital e central multimídia com tela de toque e conectividade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O equipamento da Honda inclui câmera lateral direita, que elimina pontos cegos. O da Volkswagen, por sua vez, tem tela maior.

Além disso, enquanto o Civic Si é vendido com pacote fechado de equipamentos, o Golf GTI pode receber opcionais.

Preço é importante
O Civic Si é um carro cativante. Fato! Mas o Golf GTI também entusiasma, e não assusta tanto na hora de fechar o negócio. O melhor desempenho e, principalmente, o preço mais baixo dão a vitória ao hot hatch da Volkswagen.

Veja mais sobre o comparativo entre os carros:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo