Estilo de Vida

Confira dicas valiosas antes de presentear seu filho com um animal de estimação

Saber o perfil de quem vai ganhar um bichinho é essencial para acertar na escolha. Isso porque aves, cachorros, gatos, peixes ou roedores também são tão fofinhos quanto cheios de diferenças. A veterinária Karla Marques, da rede Petz, orienta sobre alguns critérios bem importantes para que a alegria seja certeira neste Dia das Crianças.

“É preciso saber a disponibilidade da pessoa que ganhará o pet de estar com o animal, a faixa etária também é importante, pois alguns bichinhos demandam uma maturidade maior para saber lidar com eles”, explica a veterinária.

E preste atenção! Os campeões de alergia são os pêlos de felinos e roedores. Antes de escolher um animal de estimação para acompanhar os filhos, é importante se certificar de que eles não têm alergias, em especial, ao pelo desses animais.

Recomendados

Cães

  1. Para crianças pequenas, de até dois anos, cachorros como os shih tzu são os mais recomendados por causa do temperamento brincalhão e tamanho reduzido. São recomendados para essa faixa etária cachorros pequenos e não os minis, uma vez que nesta idade eles acabam sendo manuseados e apertados com mais frequência.
  2. Se a criança já for um pouco maior, é possível pensar em raças maiores, como o bulldog francês ou o pastor de shetland. Além de brincalhões e companheiros, essas raças também latem pouco, o que ajuda em casos de vizinhos reclamões.
  3. Para maiores de doze anos, os retrievers são uma boa opção: dóceis e amorosos, eles adoram brincar. Raças como o labrador ou o golden precisam de espaço mas fazem ótimos companheiros até o fim.

Gatos

  1. São companheiros desde sempre. Por serem mais independentes, eles resistem melhor a longos tempos longe do dono, mas isso não quer dizer que são menos amáveis.

Aves

  1. Não são todas as aves que são apropriadas para os pequenos, mas as calopsitas acabam se adaptando melhor à vida fora da gaiola. Desde que haja a contenção do voo e o amansamento, elas conseguem reconhecer assobios e acompanham o dono em diversas atividades.

Roedores

  1. Entre os roedores é importante ter em mente qual será a finalidade do bichinho de estimação. Os hamsters são menores e mais frágeis, por isso acabam passando quase o tempo todo na gaiola e são recomendados para crianças maiores.
  2. Outra opção são os ratinhos twister, que além de não transmitirem doenças, podem ser educados como se fossem cães. Além de acompanhar o dono, eles ainda adoram um cafuné.
  3. Os coelhos também são bons companheiros. Em comportamento, se assemelham aos gatos: são amáveis e independentes. Assim como outros roedores, é bom se atentar à idade recomendada: para crianças a partir de cinco anos.

Peixes

  1. Ter um aquário pode ser um bom exercício de responsabilidade: as crianças que quiserem um peixe podem se envolver desde a troca de água e limpeza do tanque até a alimentação periódica. Nesse sentido, os bettas são os peixes mais indicados, seja pelo encanto das barbatanas, ou pela facilidade de mantê-los.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos