Estilo de Vida

“Duende”, o objeto descoberto nos confins do Sistema Solar que aponta para a existência do “Planeta X”

Descoberta anunciada terça-feira, segundo cientistas, é mais uma evidência de que nosso Sistema Solar pode contar com um nono planeta.

Cientistas encontraram novas evidências de que o nono planeta do Sistema Solar, que há anos eles buscam identificar, pode de fato existir.

A órbita do planeta-anão «2015 TG387» ou o «Duende», cuja descoberta foi anunciada terça-feira pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional, pode ser a chave para se chegar ao chamado «Planeta 9» ou «Planeta X», que ficaria muito depois de Plutão (que, aliás, deixou de ser considerado um planeta em 2006 e foi reclassificado como planeta-anão).

O anúncio foi feito após três anos de pesquisa com a ajuda do telescópio japonês Subaru, localizado no Havaí, nos Estados Unidos.

Recomendados

E revela que a órbita do novo objeto, que está muito longe do Sol, sustenta a ideia da existência de um planeta ainda mais distante e maior, uma «superterra».

  1. O que é o brilho misterioso captado pela Nasa nos confins do Sistema Solar
  2. As novas evidências ‘definitivas’ da Nasa para a existência de água na Lua

Planeta X, um gigante no radar

Os cientistas afirmam que o «Duende» seria um pequeno indicador da presença do hipotético «Planeta X», um gigante que eles acreditam existir nos confins do Sistema Solar.

Mas por que um objeto-anão funciona como sinalizador da existência de um corpo celeste imenso?

O estudo que localizou o pequeno planeta de cerca de 300 km de diâmetro ficou a cargo do Instituto Carnegie para a Ciência, da Universidade do Norte do Arizona e da Universidade do Havaí.

O Duende – ou Goblin, em inglês – está 2,3 mil vezes mais distante do Sol do que a Terra e aproximadamente duas vezes e meia mais longe do que Plutão está do Sol.

Como resultado, o planeta-anão leva mais de 40 mil anos para dar uma volta ao redor do nosso astro.

E os cientistas estimam que sua lentidão pode se dever à «proximidade» de outro corpo muito maior que ele.

Influência

O Duende é um dos poucos objetos conhecidos que nunca chegam perto o suficiente dos planetas gigantes do Sistema Solar, como Netuno e Júpiter, para ter interações gravitacionais significativas com eles.

Sua longa órbita, como a de outros dois objetos parecidos descobertos em 2014, parece estar influenciada pela gravidade de um outro objeto, que pode ser 10 vezes maior que a Terra.

Este objeto supermassivo seria o chamado «Planeta X» ou «Planeta 9».

Os cientistas descobriram o Duende, inclusive, enquanto estavam em busca desse planeta.

Objetos distantes

Segundo o Instituto Carnegie, a pesquisa que resultou na descoberta é «a maior e mais profunda já realizada em objetos distantes do Sistema Solar».

«Esses objetos distantes (como o Duende) são como as migalhas de pão que nos levam ao Planeta X», disse o chefe do estudo, Scott Sheppard, da Carnegie, em um comunicado.

«Quanto mais pudermos encontrar, melhor poderemos entender o Sistema Solar externo e o possível planeta que acreditamos estar moldando suas órbitas», acrescentou.

Sheppard afirma que «essas descobertas redefiniriam nosso conhecimento da evolução do Sistema Solar».

O astrônomo David Tholen, da Universidade do Havaí, complementa: «Achamos que poderia haver milhares de pequenos corpos como o TG387 2015 nas margens do Sistema Solar, mas a distância deles torna muito difícil encontrá-los».

Chad Trujillo, astrônomo da Universidade do Norte do Arizona e codescobridor dos planetas anões, acrescenta que a descoberta «não prova que há outro planeta massivo em nosso Sistema Solar, mas é mais uma evidência de que pode haver algo grande lá fora».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos