Estilo de Vida

Ioga ajuda a regular ação hormonal e age contra ansiedade e depressão

Pexels

A ansiedade, um grande mal-estar físico e psíquico que provoca aflição e agonia, é um dos males que mais atinge os brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo todo e o quinto em casos de depressão. Os benefícios da prática da ioga para amenizar os sintomas de ansiedade e depressão são muitos.

ANÚNCIO

Isso se dá por meio de sequências e posturas, além de técnicas de respiração, chamadas de pranayama, e o relaxamento. O objetivo da prática é fazer com que as pessoas consigam conquistar um estado meditativo, de forma que por meio das posturas seja possível aprender a meditar para equilibrar a mente.

Quando se equilibra o corpo e a mente, acalmam-se as emoções e acessa-se os centros de energia de cada um – ou chacras –, peças importantes para a manutenção do metabolismo hormonal das pessoas. Ansiedade é uma agitação causada por excesso de energia que precisa ser descarregada corretamente. A ioga pode ajudar as pessoas que estão com muitos pensamentos ao mesmo tempo.

Ao final do exercício, faz-se uma respiração polarizada que equilibra os dois hemisférios do cérebro, que no universo da ioga são chamados de energias positiva e negativa, masculina e feminina do corpo. Não é certo falar que você nunca mais vai sentir ansiedade, como quando encontrar a pessoa amada, mas sim o excesso dela, que gera impaciência e libera muito cortisol no corpo.

Se você for muito ansioso, é bom permanecer um tempo maior nas posturas, além do relaxamento final que é essencial depois da prática. Após todos os movimentos feitos, deitar e se entregar, sentindo os efeitos da prática é fundamental. Ao levantar do relaxamento, vale manter um estado meditativo, focando na respiração e no estado que alcançou, permanecendo em silêncio, apenas se observando.

Tags


Últimas Notícias