Estilo de Vida

Visto negado? Conheça onze dicas para nunca mais passar por isso

Viajar para fora do Brasil é um sonho para muita gente, mas a burocracia para tirar o visto para aquele destino tão desejado às vezes pode render uma intensa dor de cabeça.

Só que esse processo não precisa ser complicado: se você já tentou obter um visto e teve ele negado, veja essas dicas da SEO Marketing para evitar passar por isso novamente.

Leia mais:
Rock in Rio 2019 terá dia dedicado ao metal encabeçado por Iron Maiden
Avião faz pouso forçado em lagoa na Micronésia, mas não deixa vítimas

Recomendados

1. Conheça o processo

Muitas vezes, o visto é negado simplesmente porque o formulário foi preenchido incorretamente. Então, esteja atento a cada etapa do processo e entenda que cada um deles funciona de formas diferentes. Pesquise antes de começar a tirar o visto, para garantir que você vai ter todos os documentos e informações solicitadas em mãos. Vale também pesquisar em blogs e redes sociais sobre como funciona o processo.

2. Preste atenção no tipo de visto solicitado

Um mesmo país pode contar com diferentes tipos de visto – turismo, estudante, jornalista, intercambista, visitante de negócios e por aí vai. Por isso, é essencial escolher aquele que mais se adequa à sua viagem. Tenha certeza que você se encaixa em todos os critérios e condições para o visto que está escolhendo.

3. Não atrase para a entrevista!

Uma vez solicitado o visto, você deverá escolher um horário para ir ao consulado fazer a entrevista. Cuidado para não atrasar, pois na maioria das vezes isso é visto com maus olhos. Além disso, em caso de atrasos provavelmente você precisará reagendar a entrevista, aumentando o tempo do processo.

4. Apresente o itinerário da viagem completo

Os consulados pedem para ver o itinerário completo da viagem. Ou seja, é preciso mostrar todos os seus destinos, começando e terminando em seu país de origem. E isso é ainda mais importante quando você vai visitar mais de um país. Apresente suas passagens e reservas de todo o trajeto, para não ter problemas.

5. Leve todos os documentos solicitados para a entrevista

Além de passagens, reservas e formulários, o consulado te solicita diversos documentos. Não deixe nenhum para trás, ou poderá levar mais tempo para conseguir o visto – ou mesmo ter ele negado. Cheque a lista de documentos solicitados e verifique se você está com todos eles em mãos antes de ir para a entrevista.

6. Cuidado com a insegurança

É normal se sentir nervoso durante uma entrevista, ainda mais com essa importância. Contudo, é preciso manter a calma para não se sabotar. É essencial não demonstrar incerteza na hora de responder às perguntas do agente do consulado, para que ele confie em você e saiba que não há segundas intenções em visitar aquele país.

7. Ao mesmo tempo, não seja prepotente

E, claro, tome cuidado também para não demonstrar um comportamento considerado agressivo ou desrespeitoso. Ser muito assertivo nas respostas pode levantar suspeitas para o entrevistador.

8. Seja direto nas respostas durante a entrevista

Não enrole: quando o agente do consulado te perguntar algo, seja conciso, direto e simples. Ao fazer rodeios, pode ser que o entrevistador comece a fazer perguntas diferentes do que ele precisaria, aumentando o tempo de entrevista e suspeitando mais de você.

9. Respeite o entrevistador

Sim, o processo é longo e burocrático, mas isso não é culpa do agente que está te entrevistando. Então, para aumentar suas chances de aprovação, não demonstre descontentamento ou irritação com o processo. É recomendável também escolher uma roupa mais formal para a ocasião.

10. Cuidado com os vínculos com o país de destino

Mesmo que você tenha um amigo ou parente que more no país de destino, não é preciso dar essa informação durante a entrevista, pois sabendo disso, o entrevistador pode te pedir provas sobre ela, como documentos, contrato de trabalho e até comprovantes bancários. Se você está indo à passeio, deixe claro que sua intenção é essa, explorar o destino como um turista.

11. Não diga que vá para trabalhar

A não ser que você está solicitando o visto de trabalho. E, nesse caso, você precisa apresentar os documentos que comprovem isso. Visto para turista é exclusivo para conhecer e viajar pelo país. Se você disser que vai procurar emprego por lá, pode ser que não consiga o visto e entre em uma espécie de lista negra. E se essa descoberta acontecer na imigração, você pode ser multado, deportado, preso ou até mesmo banido permanentemente de entrar naquele país.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos