Estilo de Vida

Veterinários salvam cinco filhotes de esquilo presos um ao outro em “nó de plástico”

Animais foram resgatados e tiveram que ser anestesiados para que o nó que os prendia fosse desfeito; eles ficaram presos em pedaços de plástico e grama usados no ninho.

Um centro de reabilitação de animais selvagens em Wisconsin, nos Estados Unidos, salvou cinco esquilos-cinzentos que tiveram suas caudas enroladas em plásticos.

Os pequenos irmãos se enrolaram com tiras de plástico e grama que sua mãe usou para fazer o ninho.

Eles foram encontrados na semana passada e levados para o Centro de Reabilitação de Vida Selvagem da ONG Wisconsin Humane Society, cujos funcionários trabalharam para salvar suas caudas e, possivelmente, suas vidas.

Recomendados

  1. Por que animais marinhos confundem plástico com comida?
  2. A explicação por trás da descoberta de jararacas gigantes em parque de São Paulo

Eles foram anestesiados e soltos com tesouras. Agora, estão sendo observados e devem ser devolvidos à natureza em breve, disse a ONG à BBC News Brasil.

«Eles estão bastante ativos e comeram tudo o que oferecemos, incluindo nozes, sementes e frutas. Estamos examinando suas caudas por causa do risco de necrose, mas, neste momento, esperamos que eles se recuperem completamente», disse a vice-presidente de Comunicações da organização, Angela Speed.

Cuidados para evitar necrose das caudas

Em um post em sua página oficial no Facebook, a ONG disse que os esquilos precisam de suas caudas para manterem o equilíbrio e se manterem aquecidos. Por isso, é importante preservá-las o máximo possível.

«Dá para imaginar o quão bangunçados e enrolados estavam essas ‘bolinhas de energia’, então, nosso primeiro passo foi anestesiar os cinco ao mesmo tempo. Em seguida, começamos a trabalhar para desfazer o ‘nó górdio’ (expressão que significa problema aparentemente sem solução) de caudas e materiais usados no ninho», diz a publicação.

  1. Pesquisadora brasileira tenta decifrar mistério de quatis que usam sabonete

«Era impossível dizer de quem era cada cauda, e começamos a ficar muito preocupados porque todos eles tinham sofrido graus variados de danos nos tecidos de suas caudas, causados pelo bloqueio da circulação de sangue.»

A separação das caudas durou cerca de 20 minutos.

Os cinco filhotes estão se recuperando no Centro, com o apoio de uma campanha de financiamento online para pagar por seus cuidados.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos