Estilo de Vida

1 em 5 homens e 1 em 6 mulheres terão câncer em algum momento da vida, diz relatório

Os dados são do último relatório estatístico sobre a situação do câncer no mundo, da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, divulgado na última quarta-feira. Todos os anos, a Iarc avalia 36 tipos de câncer em 185 países.

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres terão câncer em algum momento de suas vidas. Além disso, um em cada oito homens e uma em cada onze mulheres irão morrer por causa da doença.

Os dados são do último relatório estatístico sobre a situação do câncer no mundo, da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês), divulgado na última quarta-feira. Todos os anos, a Iarc avalia 36 tipos de câncer em 185 países.

O relatório também mostra que o número de casos da doença está aumentando. Neste ano, haverá 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo, estima o relatório da Iarc. Destes, 9,6 milhões vão resultar em morte. É um aumento em relação a 2012, quando houve 14,1 milhões de casos e 8,2 milhões de mortes.

Recomendados

  1. Apresentadora da BBC morre dias após postar que tinha pouco tempo de vida
  2. Filhos de fumantes ‘têm mais chance de morrer’ de doenças de pulmão na vida adulta

«O aumento da incidência de câncer se deve a diversos fatores, incluindo o crescimento e o envelhecimento da população», afirma a publicação. Outra explicação é a mudança na prevalência de câncer à medida que os países se desenvolvem – caem os tipos de câncer relacionados à pobreza e infecções e aumentam os tipos de câncer associados ao estilo de vida de países industrializados.

Tipos de câncer mais comuns em 2018

O câncer de pulmão, de mama e o câncer colorretal (intestino grosso) são os três principais tipos, em termos de incidência.

O de pulmão é responsável por 11,6% dos casos da doença. O de mama registra o mesmo percentual de incidência. Já o câncer colorretal corresponde a 10%. Juntos, eles são responsáveis por um terço de todos os tipos de câncer e mortes pela doença no mundo.

Em seguinda, está o câncer de próstata (7%) e o câncer de estômago (5,7%).

Os autores do estudo dizem que o câncer de pulmão é responsável pelo maior número de mortes – cerca de 1,8 milhões. Um dos motivos é a falha no diagnóstico da doença. Em seguida, entre os mais mortais, estão o câncer colorretal, o câncer de estômago e o câncer de fígado.

Já o câncer de mama é apenas o quinto mais mortal. Isso se dá devido a acertos no diagnóstico.

Diversidade ‘extraordinária’

Cerca de metade dos casos de câncer e das mortes pela doença este ano devem ocorrer na Ásia. Isso ocorre, em parte, devido ao grande número de pessoas que vivem no continente – 60% da população mundial. Além disso, alguns dos tipos de câncer mais mortais são mais comuns nessa região – entre eles, o câncer de fígado.

A Europa responde por um quarto dos casos de câncer. Já a América, por 21% – apesar de ter apenas 13% da população mundial.

Segundo os pesquisadores, há uma «extraordinária diversidade» nos tipos de câncer e padrões de doença ao redor do mundo. Por isso, a recomendação é que os países avaliem qual é a melhor maneira de prevenir e tratar a doença de acordo com as realidades locais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos