Estilo de Vida

Mate pode ajudar a diminuir o diabetes, aponta estudo

Uma pesquisa realizada pela UBA (Universidade de Buenos Aires) afirma que o consumo de mate – ou chimarrão, se você preferir – pode desacelerar o diabetes tipo 2.

Mais de 2,5 mil argentinos, entre 35 e 74 anos, participaram do estudo do IECS (Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria), da Faculdade de Medicina da UBA. Os cientistas perceberam que, após dois anos de consumo diário da erva, a incidência de diabetes desacelerava.

Leia mais:
Pesquisa aponta alto índice de substâncias cancerígenas em cereais nos EUA
Internet pode ser derrubada por conta de mudanças climáticas; entenda

Recomendados

«Consumir mais de 550 ml. de mate foi associado a risco relativamente menor de desenvolver diabetes em dois anos, em comparação com quem que não toma ou toma muito pouco», disse a nutricionista Natalia Elorriaga, pesquisadora do IECS.

Ainda não há uma certeza sobre o que causa essa diminuição, mas alguns estudos sugerem que antioxidantes presentes na bebida – mais especificamente o ácido clorogênico – podem ser os responsáveis por isso.

«Um aspecto interessante é que vários ingredientes da erva-mate, como a cafeína e o ácido clorogênico, também estão presentes no café. E existem estudos que mostram como o consumo de café também está associado a uma diminuição na incidência de diabetes . Então tudo aponta para que o que encontramos neste estudo seja razoável», defende Elorriaga.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos