Opinião política influencia na escolha de parceiros românticos

Por Victória Bravo

Em tempos de tensões políticas e com as eleições cada dia mais próximas, é difícil que esse assunto não ocupe um espaço importante na sua mente.

Querendo ou não, preferências e opiniões políticas podem influenciar nas nossas relações pessoais, e o amor não é tão cego a ponto de não levar em conta essa questão na hora de se apaixonar.

Política x Amor
Em um estudo publicado no Journal of Politics em 2011, pesquisadores avaliaram a semelhança da preferência política entre casais.

A equipe analisou um conjunto de dados existente de milhares de cônjuges, avaliando o grau de concordância entre os parceiros em uma série de preferências e características. Os resultados indicaram que as preferências e pensamentos políticos tinham semelhanças fortes nos relacionamentos.

Além disso, essas preferências e semelhanças pareciam existir desde o início dos relacionamentos. O que indicava que as pessoas escolhiam deliberadamente os cônjuges por razões de compatibilidade política desde o início, em vez de se tornarem mais semelhantes em suas opiniões ao longo da convivência.

Não para por aí
Em um artigo para o Psychology Today, o Ph.D. Jeremy Nicholson divulgou outra pesquisa que também explicava sobre o assunto. Ele encontrou uma dissertação de ciências políticas de 2014 de Phillips Chelsea intitulada “O papel da similaridade política em relacionamentos românticos”.

Na investigação, os participantes avaliaram estranhos e o resultado foi mais favorável para aqueles que possuíam as mesmas preferências políticas. Eles também se sentiram mais atraídos e estavam mais motivados a buscar relacionamentos com essas pessoas.

Os participantes esperavam que as relações com parceiros politicamente semelhantes tivessem menos conflitos e fossem mais satisfatórias do que relacionamentos com parceiros politicamente diferentes.

Dessa forma, a similaridade política não se mostrou uma coincidência, mas sim uma escolha consciente nos relacionamentos. Inclusive, os parceiros politicamente semelhantes estavam mais satisfeitos com seus relacionamentos do que aqueles com crenças políticas diferentes.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo