Estilo de Vida

Consumo de bebida alcóolica pode piorar sintomas da TPM, diz estudo

Chega uma certa época do mês e você já sabe o que esperar: dor de cabeça, cólica e inchaço pelo corpo todo. Estamos falando, é claro, da TPM, a Síndrome Pré-Menstrual. A intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher e cada vez mais estudos indicam que fatores externos podem agravar ou atenuar esse incômodo.

Um deles, por exemplo, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Os cientistas buscaram entender a relação entre o consumo de álcool e os sintomas pré-menstruais. A conclusão é impressionante: 1 em cada 10 casos de TPM é causado pelas bebidas alcoólicas.

Além disso, o consumo de álcool está relacionado a um aumento de 45% na incidência da TPM. O índice é ainda maior para mulheres que bebem com frequência: 79%.

Recomendados

A explicação é que a substância pode alterar os hormônios sexuais esteróide e gonadotrofina durante o ciclo menstrual. Além disso, substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, associada à sensação de bem-estar, podem ter sua produção afetada.

O estudo indica que o efeito de toda essa desregulagem no corpo feminino podem potencializar os sintomas da TPM.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos