Limpar a casa pode ser tão ruim quanto fumar 20 cigarros por dia

Por Metro Jornal

Cuidado ao fazer a faxina: limpar a casa com produtos em spray pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar 20 cigarros por dia. O uso de produtos químicos pode acabar desencadeando sérios problemas ao sistema respiratório, segundo um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega.

Leia mais:
Comercial d’O Boticário com família negra sofre ataques racistas
McDonald’s cria moeda para celebrar 50 anos do Big Mac

A pesquisa foi publicada em maio no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine e mostrou que a inalação de determinadas partículas químicas, uma vez que seja constante e de forma prolongada, causa irritação na mucosa que reveste o pulmão.

Para efeitos comparativos, foi analisada a situação do pulmão fumantes com a de mulheres que eram responsáveis pela faxina em casa e de profissionais da limpeza. A conclusão que se chegou foi que fumar 20 cigarros ao dia e inalar essas substâncias dá praticamente na mesma.

O estudo acompanhou cerca de 6,2 mil pessoas, durante 20 anos. A solução apresentada pelos cientistas que conduziram o estudo é, sempre que possível, substituir os produtos de limpeza por panos úmidos, para reduzir a exposição a essas partículas.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo