Como esquecer aquele ex que sempre aparece na sua vida, de acordo com conselhos baseados na ciência

Por Victória Bravo

Esquecer um ex completamente está longe de ser uma tarefa simples. Contudo, a ciência prova que existem quatro formas de superar aquela pessoa que já foi especial na sua vida.

A Ph.D. em psicologia Kelly McGonigal, reuniu em um artigo as quatro pesquisas mais recentes sobre o que ela chama de a “ciência da força de vontade”. Confira:

  1. Encontre um exemplo para seguir

A ciência mostra que podemos "capturar" a força de vontade das pessoas que admiramos e fortalecer nossa determinação. Olhe para os seus "exemplos" e escolha um modelo a seguir.

Por ser um conhecido (a), que conseguiu seguir a diante depois de um relacionamento abusivo ou até pessoas da mídia – como artistas, entre outros.

Lembre-se desse exemplo quando sentir vontade de dar aquela espiada nas redes sociais do ex.

  1. "Eu não vou fazer isso" é mais fácil quando você tem um novo "quero"

A melhor maneira de superar um vício é com outro “menos prejudicial”. Isso não quer dizer que você precisa urgente começar outro relacionamento, muito pelo contrário.

Para isso, é preciso encontrar outras prioridades: retome aquele hobbie que você deixou para trás, faça novas aulas de dança ou volte a escrever em um blog. Tudo aquilo que ocupe seu tempo irá ajudar na hora que o sentimento de que “está faltando alguma coisa” surgir.

  1. Se cuide

O estresse é o gatilho n° 1 de qualquer vício, incluindo o ex. Quando você se sente ansioso, exausto ou oprimido, aparece à necessidade fisiológica de se conectar e o anseio chamado pelos psicólogos como “conforto de contato”.

Por isso, é provável que você imagine o caloroso abraço do ex e esqueça a vergonha ou arrependimento que sentiu depois da última vez que esteve com ele.

Cuide de você e do seu estresse: saia com amigos, faça uma classe na academia ou agende uma massagem.

  1. Cuidado com o “Urso Branco”

Existe uma forma garantida de nunca esquecer o ex: tente tirá-lo completamente da sua mente. Os psicólogos chamam isso de “Efeito do Urso Branco”. Se você tentar não pensar em um urso branco, certamente ele aparecerá em sua mente.

Isto é real para todos os tipos de tentações. Os fumantes que tentam não pensar em cigarros, por exemplo, acabam fumando ainda mais.

Um estudo descobriu que, se você tentar não pensar em uma paixão antiga, é mais provável que sonhe com ela.

Então, quando um ex vem à mente, não entre em pânico e certamente não tome isso como uma espécie de sinal. Lembre-se por que ele ou ela é um ex e, em seguida, volte a sua atenção para alguém realmente importante: você mesmo.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo