Três frases que podem acabar com o seu relacionamento

Por Victória Bravo

Manter o relacionamento é uma tarefa que pede muita dedicação e paciência, especialmente quando estamos falando da resolução de assuntos delicados e discussões.

O especialista em neurobiologia interpessoal e escritor Rick Hanson, por exemplo, diz que nossos cérebros funcionam como um tipo de “velcro” para o que é negativo e “teflon” para o que é positivo.

Em outras palavras, um comentário ruim permanecerá na nossa mente – e será lembrado várias vezes -, enquanto os elogios e gestos gentis tendem a contar menos.

Esta tendência é uma espécie de vantagem evolutiva, mantendo-nos alerta e lembrando todos os perigos que se revelaram mortais para os nossos antepassados, mas na vida moderna, esta tendência é uma grande dor de cabeça, especialmente na vida amorosa.

Com base nisso, a Ph.D. Alexandra Solomon descobriu as três piores coisas que você pode dizer para o seu parceiro (a). Confira no artigo traduzido e adaptado do portal Psychology Today:

GIF Reprodução / Giphy
  1. "Se você me amasse, você iria …"

Quando você fala isso, está dizendo que realmente quer que seu parceiro diga ou faça alguma coisa. O problema é que o seu parceiro pode responder facilmente: "Bem, se você me amava, você não me pediria …" É muito mais "convidativo intimidade".

  1. "Por que as coisas já não são como antes entre nós?"

Quando as pessoas dizem isso, elas estão lutando contra a realidade de que o amor muda com o tempo. O modo como você se sente durante o primeiro ano de um relacionamento não é o mesmo que você sente no sétimo.

Desejar que o relacionamento fosse o que costumava ser, mantém você preso em um conto de fadas. Em vez disso, peça o que você quer, aqui e agora. "Quero que façamos encontros como costumávamos fazer" ou "adoraria que você me desse uma massagem como costumava fazer". Isso parece te fazer mais vulnerável? Sim. Você tem mais chances de conseguir o que quer? Sim!

  1. "Você está agindo como a sua mãe!" (Ou seu pai ou seu tio…)

A menos que você diga isso de maneira complementar ("Você está agindo como a sua mãe, que sempre mostra um tremendo humor sob pressão"), não diga isso. Mesmo que sua declaração contenha alguma verdade, é certo que vai terminar em briga.

Um comentário como este provavelmente desencadeará nada mais que a atitude defensiva de um parceiro. Em vez disso, descreva o comportamento específico que seu parceiro está exibindo e fale sobre o que esse comportamento desperta em você. "Você está aumentando muito sua voz agora, quando você faz isso, eu me sinto reprimido e frustrado, isso me faz querer ficar longe de você."

O amor é um trabalho árduo e os obstáculos ao longo do caminho são inevitáveis. O desafio é descobrir como trabalhar em conjunto, em vez de um contra o outro.

Quando você se sente bravo demais para trabalhar junto, é muito mais corajoso dizer: "Vou fazer uma pausa (na discussão), amo a gente demais para dizer alguma coisa agora que me arrependerei mais tarde".

O clima entre os amantes é frágil, e comentários como estes garantem a mudança do espaço entre você e seu parceiro, causando uma maior distância e hostilidade.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo