Estilo de Vida

Sarampo: o que é, quais são os sintomas e como se prevenir

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Ela é recorrente em crianças, mas atinge de forma mais grave adultos e bebês com menos de um ano – sendo um dos principais responsáveis pela mortalidade infantil em países em desenvolvimento.

A transmissão é fácil – tanto quanto a gripe – e acontece ao se entrar em contato direto com pessoas infectadas ou mesmo ao tocar em uma superfície contaminada. Isso ocorre porque as partículas virais conseguem perdurar por um longo tempo no ambiente. O contágio também pode acontecer de mãe pra filho, durante a gravidez, no parto ou até pela amamentação.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação nos olhos, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Depois disso, começam as manchas vermelhas na pele, podendo aparecer também lesões na boca.

Recomendados

Não existe um tratamento específico; a única forma de prevenção é a vacina, distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde a infância. Em caso de não terem sido vacinados corretamente quando crianças, os adultos devem tomar também.

A vacina do sarampo confere proteção para toda a vida. Contudo, grupos de risco, viajantes e profissionais da saúde podem tomar novamente.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos