Estilo de Vida

Dia do Amigo: 7 dicas para não estragar a amizade

Nesta sexta-feira, 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo. E uma boa amizade é garantia de dias mais leves, noites mais longas, risadas sem motivo e vários outras razões que tornam a vida ainda melhor.

Além de valorizar a presença dos amigos em sua vida, é importante prestar atenção em algumas atitudes que, a longo prazo, podem desgastar o relacionamento ou até destruí-lo.

Dá uma olhada nessa lista com 7 dicas:

Recomendados

1) Não diga coisas que você sabe que podem magoar

Uma coisa é dar um conselho, querendo o melhor para a pessoa, mas tudo depende da forma como se faz isso. Seja durante uma briga ou discussão, evite apontar para traços físicos, de atitude ou personalidade que podem ser ofensivos e magoar seu amigo.

Tenha sempre em mente: algumas palavras ditas podem jamais ser esquecidas.

2) Não esqueça de devolver o que pegou emprestado

Pode parecer algo bobo, mas muitas pessoas realmente se incomodam com isso. Seja um livro, uma peça de roupa ou um carregador de celular: aquilo irá fazer falta para o seu amigo em algum momento.

3) Não deixe de falar quando o amigo está se metendo em uma situação ruim (ou com uma pessoa ruim)

Amizade verdadeira é aquela sem medo de dizer quando a pessoa está tomando uma decisão ruim. Tem vezes que a gente simplesmente sente quando algo vai dar errado e aí é hora de agir, mesmo que a seu amigo não te ouça. Siga seu coração e dê o conselho.

4) Respeite o momento e não minimize o que a pessoa está passando

É importante estar sempre presente na vida do seu amigo, mas também é preciso saber o momento de se afastar. Todos precisam de um tempo para si, seja para organizar os pensamentos, colocar a vida em ordem ou mesmo lidar com um episódio difícil, como um fim de relacionamento, em paz.

Demonstre que você está lá, ofereça seu carinho e compreensão, mas respeite o que seu amigo está passando. Acima de tudo, não minimize os sentimentos dele. Incentive-o a melhorar e mostre o quanto ele é amado e querido.

5) Seja recíproco

Amizade é uma via de mão dupla. Não adianta nada se apenas um lado se esforçar e demonstrar interesse. Quando sentir que isso não está acontecendo, converse, demonstre como se sente. Preze pela reciprocidade.

6) Se determinado assunto é delicado para alguém, evite tocar nele

Sempre há uma maneira de falar sobre algo difícil, mas talvez fazer isso no meio de uma roda de conversa ou na balada não seja a melhor ideia. Escolha bem o lugar para abrir o coração sobre algo complicado.

7) Não seja orgulhoso

É muito importante saber reconhecer um erro, uma falha e pedir perdão. Somente escutando o que o outro tem a dizer é que se pode consertar um relacionamento que está desgastado. É uma regra de ouro para a amizade.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos