Estilo de Vida

Pesquisa indica que beber com moderação é mais saudável do que não beber nada

Alessandro Shinoda/Folhapress

«Eu bebo sim, estou vivendo. Tem gente que não bebe está morrendo». O famoso refrão eternizado por Elza Soares agora tem até embasamento científico. Uma pesquisa do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional mostrou que quem não bebm tem mais chances de ficar doente e faltar no trabalho do que quem bebe com moderação.

ANÚNCIO

Segundo o estudo, o segredo é fugir dos extremos. Ou seja, tanto beber demais quanto não beber nada pode aumentar as ocorrências de doenças e, consequentemente, prejudicar o desempenho de um funcionário.

O levantamento mostrou que quem não bebe está 50% mais propenso a faltar no trabalho por causa de algum problema relacionado à saúde mental. Além disso, os que não bebem podem apresentar também distúrbios digestivos, problemas respiratórios e lesões musculares. No entanto, o estudo não levou em conta o risco de câncer e de mortes prematuras vinculados ao álcool.

Recomendados

O levantamento foi feito na Finlândia, no Reino Unido e na França com 47.520 pessoas entre 1985 e 2004.

Os cientistas estimaram que uma medida segura seria tomar 15 taças de vinho por semana para os homens e de 7 a 8 taças para mulheres.

O estudo ainda faz uma importante ressalva:  pode ser que pessoas que não bebem tenham alguma doença que as impeça de consumir álcool e, ao mesmo tempo, as faça faltar no trabalho.

 

Tags

Últimas Notícias