Estilo de Vida

Saiba como proteger a sua pele no inverno

O inverno se aproxima e por mais que o sol esteja mais fraco nesta época do ano e as temperaturas mais amenas, é sempre importante manter os cuidados com a pele. O hábito ajuda não só a evitar manchas na pele, mas também previne os famosos melanomas.

Para quem não sabe, os melanomas nada mais são que a proliferação desordenada das células que dão cor à pele, gerando lesões cancerosas. Seu surgimento é associado à exposição solar, mas a genética também influencia, e muito.

“As lesões geralmente têm cores variadas, como preto, castanho e azulado, até mesmo tonalidades da cor da pele, bordas irregulares e tamanho maior do que 0,5 cm”, explica o dermatologista da Cia. da Consulta Felipe Emanuel.

Recomendados

Por isso, fique de olho: ao reparar uma lesão desse tipo, corra ao médico! O diagnóstico precoce evita complicações e a disseminação da doença para outros órgãos, como a própria pele, os pulmões, os ossos ou o cérebro. “As chances de cura são próximas de 90% se o diagnóstico for precoce”, esclarece Emanuel.

Proteção sempre
Estudos mostram que a utilização de proteção solar pode prevenir entre 50 a 80% dos cânceres de pele – dentre eles o melanoma. Além disso, evitar a exposição solar em horários de pico, entre 10 e 16 horas, priorizar roupas com fator de proteção, utilizar chapéus e fazer uso do protetor solar também ajudam a reforçar a proteção.

Para escolher o melhor filtro solar, Emanuel dá uma dica valiosa. “Avalie os rótulos e procure proteção não só para os raios UVB, representado pela sigla FPS e mais relacionado à prevenção do câncer de pele, mas também proteção para os raios UVA, representado geralmente pela sigla PPD ou UVA, que está mais relacionada ao fotoenvelhecimento”, indica.

Além de escolher produtos que se adaptem melhor à oleosidade e características de cada pele, o ideal é que o FPS seja maior ou igual a 30. “Não quer dizer que filtros solares 15 não funcionem, mas sim que existe uma aplicação deficiente na maioria dos casos”, ressalta o dermatologista.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos