Quem se exercita vive pelo menos dez anos a mais do que sedentários

Por band.com.br com Jornal da Band

Uma boa notícia para os cinquentões que fazem atividade física e um incentivo para os que não fazem: uma pesquisa feita nos Estados Unidos, que acompanhou milhares de pessoas a partir dos cinquenta, comprovou que quem se exercita vive em média dez anos a mais do que os sedentários.

Os pesquisadores da Universidade de Harvard, em Massachusetts, acompanharam por três décadas 122 mil pessoas acima dos cinquenta anos.

As mulheres com hábitos considerados saudáveis passaram dos noventa anos. Já as sedentárias não chegaram aos oitenta (79 anos). Entre os homens, os saudáveis chegaram, em média, aos 87 anos, oito a mais do que os considerados sedentários (75 anos).

“[A prática de exercício físico] melhora tanto a parte respiratória, cardiológica, muscular, tanto a parte de equilíbrio, humor e melhora também o relacionamento com outras pessoas”, explica a geriatra Sandra Garaude Greven.

Os cinquentões saudáveis também reagem melhor a doenças. Esse grupo teve 82% menos possibilidade de morrer após um acidente vascular cerebral ou um infarto e 65% menos chance de sofrer de um câncer fatal. “Quem faz atividade física tem melhor resistência às coisas que podem vir”, acrescenta a especialista.

E para garantir uma vida mais longa e mais saudável, a pesquisa recomenda aqueles bons hábitos que a gente já conhece: uma dieta baseada em frutas e legumes, não fumar, não beber, manter o peso ideal e exercitar, mas não é qualquer exercício, é preciso orientação.

“Tem que ter a liberação do médico e depois a avaliação de um especialista na área de esportes, porque o exercício precisa melhorar sua condição física e não piorar suas doenças”, pontua Benjamin Apter, médico do esporte.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo