Estilo de Vida

Alerta! Fumaça de cigarro pode se locomover pelo ar em grandes distâncias, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, constatou um fato alarmante a que todos nós estamos exposto: toxinas emitidas pelo cigarro podem circular pelo ar. As substâncias, inclusive, podem se locomover até os lugares em que ninguém fuma.

De acordo com o trabalho científico, as substâncias químicas de fumaça de “terceira mão” podem ser ligadas a partículas de aerossol. «Este estudo mostra que o fumo de terceira mão, que estamos percebendo que pode ser prejudicial à saúde como o fumo passivo, é muito mais difícil de evitar”, disse o PHD e co-autor da pesquisa, Michael Waring.

Leia mais:
Relações de trabalho guiam exposição ao ar livre que acontece na avenida Paulista
Nova tendência, refrigerador ‘black’ tem cinco modos diferentes de uso

Recomendados

“Em uma sala de aula vazia, onde o hábito de fumar não é permitido há algum tempo, descobrimos que 29% de toda a massa de aerossol interna continha espécies químicas de fumaça de terceira mão. Isso foi obviamente bastante surpreendente e levantou muitas dúvidas sobre o quanto a fumaça de terceira mão poderia permanecer em um ambiente ventilado e não-fumante”, disse a estudante de doutorado Anita Avery.

Os pesquisadores simularam a exposição em um laboratório. Depois de um dia, o ar filtrado circulou em um contêiner e os pesquisadores mediram a composição química das partículas de aerossol que adquiriu ao longo do caminho e compararam com o ar externo que não passou pelo recipiente. Eles descobriram um aumento de 13% nas espécies químicas de fumaça de terceira mão no ar que passava pelo contêiner, o que significava que, embora parecesse que a fumaça havia desaparecido, ainda existia um resíduo químico.

Pesquisas anteriores mostraram que à medida que mudam de forma gasosa podem se estabelecer em qualquer lugar. Isso significa que eles podem ser transportados involuntariamente para ambientes livres de fumaça – à espera de condições que lhes permitam fazer a transição de volta para um gás e anexar a aerossóis.

O ambiente interno de edifícios com aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) mecânico pode ser a confluência precisa dos fatores necessários para espalhar esses produtos químicos tóxicos.

«Enquanto a maioria das pessoas espera que elas sejam expostas à exaustão do carro ou outros produtos químicos em baixas concentrações quando estão do lado de fora, eles tendem a pensar que estão escapando de tudo quando entram em ambientes fechados», disse Peter DeCarlo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos