Estilo de Vida

Cinco dicas para você fazer um vídeo de sucesso na internet

Certamente você já assistiu alguma coisa na internet e pensou «um vídeo assim, até eu faço». Mas na hora de fazer, as coisas não correm exatamente do jeito que pensava e seu sucesso de audiência acaba virando «aquela coisinha mixuruca».

A fim de ajudar àqueles que querem se arriscar em frete à câmera (ou ao celular), o Metro Jornal consultou Pedro Filizzola, CMO da Samba Tech – startup de distribuição de vídeos on-line – e pediu algumas dicas para quem quer fazer uma vídeo aula de sucesso. Confira:

1 – Planeje e divida o conteúdo 

Um dos pontos mais importantes para produzir um bom material em vídeo é começar fazendo um planejamento das aulas e uma boa distribuição do conteúdo entre elas. A falta de foco e organização das aulas pode acabar fazendo com que o aluno perca o interesse pelo material e abandone o curso.

Recomendados

2 – Ensaie anteriormente a aula, para que não haja contratempos frente às câmeras

Mais do que dominar o conteúdo, principalmente nas videoaulas, o professor precisa gerar empatia no aluno e criar estratégias para que ele se mantenha interessado. Alguém que fala muito baixo e muito devagar, dando voltas demais no conteúdo, por exemplo, pode acabar deixando os alunos com preguiça da matéria e dispersos durante a aula, ao mesmo tempo que alguém que fala rápido demais e ignora o nível de conhecimento dos alunos, pode dificultar o entendimento da aula e fazer com que os alunos bloqueiem o aprendizado dela.

3 – Invista em um cenário interessante

Assim como nas aulas presenciais, gravar em um local claro, limpo e com poucos objetos de distração, vai ajudar seus alunos a manter o foco e ampliar a absorção de conhecimento por parte deles.

4 – Invista em equipamentos de qualidade

Investir em equipamentos de qualidade pode ser um grande diferencial e ajuda a deixar suas aulas com um aspecto mais profissional.

5 – Utilize recursos audiovisuais auxiliares

Dependendo do objetivo do seu vídeo, investir em recursos auxiliares como o screencast e também animações e outros apoios visuais pode ser uma ótima forma de atrair a atenção de seus alunos e ainda deixar seu conteúdo mais leve, dinâmico e fácil de ser compreendido.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos