Nasa descobre 10 asteróides perigosos para o planeta Terra

Por Metro Internacional

A missão Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer) da Nasa está ativa há quatro anos. Tendo reiniciado um satélite de uma missão anterior em 2013, onde foi dado o novo nome e seu objetivo atual, o Neowise tem estudado os céus ao redor do planeta Terra para encontrar e catalogar todos os asteróides e cometas que ele pode observar.

Em seus quatro anos de trabalho, o satélite já observou 29,375 objetos dentro do nosso sistema solar, dos quais 788 estão em estreita proximidade com a Terra, e 136 são cometas constantemente em movimento.

Objetos perto da Terra (NEOs) são cometas e asteróides que se aproximam do planeta por causa dos campos gravitacionais dos outros corpos em nosso sistema solar.

Dez dos Neos descobertos pelo satélite durante o ano passado foram classificados como asteróides potencialmente perigosos. Isto é baseado em seu tamanho, e sua trajetória perto da órbita da terra.

Embora estes asteróides sejam notáveis por sua proximidade e tamanho, não é motivo para fugir para as colinas e declarar que o fim dos tempos está se aproximando. Embora para ter certeza, já se sabe que a Nasa já tem planos de contingência para um evento em que um asteróide está prestes a colidir com a Terra.

A NASA varre os céus para cuidar do planeta

A equipe Neowise foi capaz de estudar mais de 1,300 NEOs desde que esta missão começou, o que os ajudou a coletar informações sobre as propriedades físicas desses tipos de objetos. Da trajetória que levaram para chegar onde estão e os materiais de que são feitos.

Mais de 2,5 milhões imagens infravermelhas foram capturadas durante os 4 anos em que a missão foi ativa. Com toda essa informação, a Nasa conseguiu fazer um "mapa" onde marcou cada um dos objetos mais relevantes. Este conhecimento será usado por futuras missões da Agência e outras organizações aeroespaciais.

O "Mapa" é uma representação gráfica das descobertas de Neowise. Pontos verdes são objetos próximos à Terra. Os cinzas são asteróides. Os amarelos são cometas. A linha e o ponto celestial são a Terra e sua órbita.

objetos próximos a órbita terrestre Reprodução/Nasa